1. A Fundação Pró-Tocantins é uma seção da Polícia Militar do Tocantins?
Não. A Fundação Pró-Tocantins é uma instituição PRIVADA sem fins lucrativos. Sua função é promover ações que tragam mais qualidade de vida e bem-estar aos militares tocantinenses, PM e BM.
2. Quem fiscaliza tudo o que é feito pela Fundação?
O Ministério Público fiscaliza todas as ações da Instituição. Além do MP, todas as decisões relevantes são tomadas em conjunto e fiscalizadas por um Conselho Curador, composto por 15 membros da PM e BM e também por um Conselho Fiscal.
3. Como a Fundação promove esta qualidade de vida e bem-estar?
Através de seus benefícios, projetos, ações e produtos. Todos os serviços de saúde oferecidos pela PM e BM são mantidos pela Fundação Pró-Tocantins (infraestrutura e instrumentários). Para trazer ainda mais vantagens ao militar, desenvolvemos ações sazonais, projetos (através de captação de recursos).
4. Quais são os benefícios subsidiados e oferecidos pela instituição?
Subsidiados: odontologia, fisioterapia, atendimento médico, enfermagem, psicologia. Oferecidos pela Fundação: serviço social, pecúlio post mortem, nutrição, fisioterapia, transporte em ambulância ou viatura convencional, dentre outros.
5. Quanto o militar paga para usufruir dos benefícios da Fundação?
O valor é descontado da folha de pagamento do militar é 0,5% do soldo, ou seja, a média gira em torno de R$ 40 reais e o beneficiário tem acesso a todos os benefícios acima, além dos projetos, ações e produtos (de LIVRE ADESÃO). Ou seja, um excelente custo/benefício.
6. Quais são os Projetos vigentes?
Pelotão do Sorriso, Hora de Doar, Ação Pró-Tocantins, Qualidade de Vida por Toda Vida, Preparação para a Reserva, Odontomóvel, Missão Leitura, Projeto Tiradentes, etc.
7. Quais foram as últimas ações desenvolvidas?
Captação de Recursos para a reforma do Odontomóvel, Captação de Recursos para a Construção do Estúdio de Pilates do 1º BPM, Captação de Recursos para a Construção do Centro de Treinamento Operacional – POP. Entrega de mais de 1800 frascos de álcool em gel, 2 mil máscaras de tecido, 100 testes rápidos para a Covid-19 e muito mais.
8.Quais são os produtos oferecidos?
FA-Saúde (Assistência médico e laboratorial) a melhor do Estado para os militares, FAMCard, OdontoFAM(Plano Odontológico), Plano de Assistência Funeral (parceria com a Paxtins) – todos os produtos são de livre adesão e para adquiri-los é preciso entrar em contato com a Fundação Pró-Tocantins.
9. Qual é o prazo do pagamento do Pecúlio aos familiares?
A gestão atual prima pela celeridade dos pagamentos, dessa forma, caso NÃO HAJA nenhuma pendencia judicial, de dois a três meses (dependendo do repasse do governo).
10. Como é adquirido o dinheiro do Pecúlio Post Mortem?
Com o falecimento do militar, é descontado em sua folha 0,7% do subsídio de um soldado, porém para não onerar a folha de pagamento dos beneficiários é feito no máximo dois (2) descontos por mês.
Fonte: Carolina Paes – Ascom FPTO