Foto: Divulgação

 

Considerado fundamental em um ambiente hospitalar, o silêncio é visto por especialistas como forma de promover um ambiente calmo e confortável, favorecendo a recuperação do paciente e a concentração do profissional de saúde. Pensando nisso, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) realiza a cada três meses, a campanha de redução de ruídos, com palestras e apresentação de slides em todos os setores da unidade e nas reuniões de colegiado.

O objetivo da campanha é conscientizar os servidores e usuários sobre a importância do silêncio em um ambiente hospitalar, uma vez que os ruídos podem trazer diversos prejuízos ao paciente, como hipertensão arterial, taquicardia e alterações do fluxo sanguíneo, estresse e irritabilidade.

Segundo a fonoaudióloga Paula Malcher Pimentel do Couto, da equipe de Fonoaudiologia do HMDR, a campanha traz inúmeros benefícios para todo o público da maternidade. “Os benefícios são para diminuir o nível de estresse no ambiente hospitalar para os servidores, assim como para nossos bebês que estão em tratamento”, destacou.

Ações simples, como o uso de calçados com solados macios, redução da intensidade de fala, celulares no modo vibratório e vigilância aos alarmes dos equipamentos podem fazer grande diferença no ambiente e são elencadas nas palestras.

Além da equipe da Fonoaudiologia, a campanha também conta com as equipes da Humanização, Psicologia e Unidade Canguru.