A Polícia Federal fará um mutirão em Araguaína para a confecção de passaportes. Serão 100 vagas extras oferecidas para atendimento na delegacia do município. A ação será realizada no próximo sábado (15) e no dia 29 deste mês.
Os interessados em emitir o passaporte precisam fazer um agendamento pelo site, seguir alguns critérios além de reunir documentos pessoais. É preciso ter tirado o título de eleitor, quando obrigatório; ter votado na última eleição, justificado ou pago a multa; se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório e – não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do país pela Justiça.
É preciso ainda apresentar RG e CPF. Além disso, é preciso se certificar de que a situação eleitoral está regular e de que não há pendências ou erro de digitação nos dados cadastrados na base TSE. Os indígenas interessados precisam apresentar carteira de identidade do indígena ou declaração emitida pela FUNAI/MJ. No site, há informações sobre o passo a passo. Veja aqui.
Segundo a PF, o objetivo é aumentar a oferta de vagas para a emissão do documento, que é obrigatório para viagens ao exterior.
A procura pelo passaporte aumentou em 10%, só nos cinco primeiros meses do ano, e o objetivo do mutirão é permitir que as pessoas viagem ainda nas férias de julho.