Há 10 anos a Fundação Pró-Tocantins promove assistência social aos Policias e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins em diversas áreas. Por observar muitas dúvidas acerca do que oferecemos, preparamos um card especial com as 10 perguntas mais frequentes que recebemos, para que você possa conhecer mais a Instituição que cuida do militar e seus dependentes.
1. A Fundação Pró-Tocantins é uma seção da Polícia Militar do Tocantins?
Não. A Fundação Pró-Tocantins é uma instituição PRIVADA sem fins lucrativos. Sua função é promover ações que tragam mais qualidade de vida e bem-estar aos militares tocantinenses, PM e BM.
2. Quem fiscaliza tudo o que é feito pela Fundação?
O Ministério Público fiscaliza todas as ações da Instituição. Além do MP, todas as decisões relevantes são tomadas em conjunto e fiscalizadas por um Conselho Curador, composto por 15 membros da PM e BM e também por um Conselho Fiscal.
3. Como a Fundação promove esta qualidade de vida e bem-estar?
Através de seus benefícios, projetos, ações e produtos. Todos os serviços de saúde oferecidos pela PM e BM são mantidos pela Fundação Pró-Tocantins (infraestrutura e instrumentários). Para trazer ainda mais vantagens ao militar, desenvolvemos ações sazonais, projetos (através de captação de recursos).
4. Quais são os benefícios subsidiados e oferecidos pela instituição?
Subsidiados: odontologia, fisioterapia, atendimento médico, enfermagem, psicologia. Oferecidos pela Fundação: serviço social, pecúlio post mortem, nutrição, fisioterapia, transporte em ambulância ou viatura convencional, dentre outros.
5. Quanto o militar paga para usufruir dos benefícios da Fundação?
O valor é descontado da folha de pagamento do militar é 0,5% do soldo, ou seja, a média gira em torno de R$ 40 reais e o beneficiário tem acesso a todos os benefícios acima, além dos projetos, ações e produtos (de LIVRE ADESÃO). Ou seja, um excelente custo/benefício.
6. Quais são os Projetos vigentes?
Pelotão do Sorriso, Hora de Doar, Ação Pró-Tocantins, Qualidade de Vida por Toda Vida, Preparação para a Reserva, Odontomóvel, Missão Leitura, Projeto Tiradentes, etc.
7. Quais foram as últimas ações desenvolvidas?
Captação de Recursos para a reforma do Odontomóvel, Captação de Recursos para a Construção do Estúdio de Pilates do 1º BPM, Captação de Recursos para a Construção do Centro de Treinamento Operacional – POP. Entrega de mais de 1800 frascos de álcool em gel, 2 mil máscaras de tecido, 100 testes rápidos para a Covid-19 e muito mais.
8.Quais são os produtos oferecidos?
FA-Saúde (Assistência médico e laboratorial) a melhor do Estado para os militares, FAMCard, OdontoFAM(Plano Odontológico), Plano de Assistência Funeral (parceria com a Paxtins) – todos os produtos são de livre adesão e para adquiri-los é preciso entrar em contato com a Fundação Pró-Tocantins.
9. Qual é o prazo do pagamento do Pecúlio aos familiares?
A gestão atual prima pela celeridade dos pagamentos, dessa forma, caso NÃO HAJA nenhuma pendencia judicial, de dois a três meses (dependendo do repasse do governo).
10. Como é adquirido o dinheiro do Pecúlio Post Mortem?
Com o falecimento do militar, é descontado em sua folha 0,7% do subsídio de um soldado, porém para não onerar a folha de pagamento dos beneficiários é feito no máximo dois (2) descontos por mês.
Fonte: Carolina Paes – Ascom FPTO