A APRAXIA é um distúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade de programação e planejamento das sequências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons. Pensando nisso o vereador Eudes Assis (PSDB), apresentou na manhã desta terça-feira, 27, na Câmara municipal de Palmas, o Projeto de lei de número 38/2022, que pretende criar o Dia Municipal da Conscientização sobre Apraxia da fala na infância.

Se aprovado o dia escolhido será incluído no calendário oficial do município, e será celebrado do dia 17 de maio. Onde será estimulada a divulgação ao tema proposto na presente Lei, com objetivo de informar e orientar a população, sobre os sintomas da doença.

O presente Projeto de Lei visa incluir no calendário de eventos e datas comemorativas do município de Palmas, o dia Municipal da conscientização da Apraxia de fala na Infância (AFI), com objetivo de conscientizar e informar os pais e população sobre os sintomas da doença.

É necessário citar que o termo Apraxia de fala na infância foi recomendado no ano de 2007 pela (ASHA) que estima que uma ou duas, a cada mil crianças, são diagnosticadas com esse distúrbio neurológico, que acaba por afetar mais os meninos.

É importante conhecer sobre a doença para a identificação do diagnóstico mais rápido e com isso o tratamento precoce. No quadro da Apraxia da fala há uma variedade de características, variando de criança para criança, inclusive pode ser de origem desconhecida, surgindo espontaneamente sem estar associada a algum distúrbio neurológico conhecido, mas alguns aspectos são observados em crianças com outros tipos de transtornos que afetam a aquisição de sons, o que torna o diagnóstico da AFI diferente e desafiador.

Entretanto, apesar de algumas crianças serem submetidas a exames elas não apontam muitas vezes qualquer alteração. Por isso, pode ser por distúrbios neurológicos conhecidos, infecções ou traumas durante a gestação ou até mesmo após nascimento ou, de forma secundária em crianças do neurodesenvolvimento ou genética, tais como o autismo, a Sindrome de Dawn ou Síndrome do X-frágil.

       É importante também a sociedade tomar conhecimento sobre a pluralidade de sintomas e como intervir por meio de um tratamento adequado. Lembrando que o transtorno motor de fala, que não reagem à terapia tradicional, necessitando assim, identificação precoce para que seja direcionada à terapia fonoaudióloga interdisciplinar específica para sua condição. Desta forma, a necessidade de profissionais capacitados para diagnosticar e lidar com a condição para não levar a um erro no diagnóstico e prejudicar o desenvolvimento da criança.

Diante do demonstrado acima, vislumbra a necessidade do bom funcionamento das políticas públicas na capital assegurando o desenvolvimento dos setores públicos, na divulgação de toda e qualquer doença, sendo também uma forma de aproximar aqueles que convivem no dia-a-dia com ela, podendo haver troca de experiências e informações, demonstrando assim, o apoio as famílias.

Assim, a finalidade do projeto tem cunho de conscientização de toda a população escolar, aos familiares e população em geral, sobre os sintomas que o distúrbio em comento, notadamente apresenta crianças que fazem parte de grupo de pessoas com transtornos motores de fala, tornando a comunicação dessas crianças muito complexa, necessitando assim, de todo apoio e suporte de todos.