O deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) esteve nesta segunda-feira, 21, em Belém e Capanema-PA para conhecer o trabalho realizado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação do Estado do Pará (CIIR) e pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea). O núcleo tem sido referência na área e engloba equipe multiprofissional que trabalha técnicas que visam desenvolver a autonomia das pessoas com autismo.

Barbosa realizou a visita acompanhado pelo secretário executivo de Estado da Saúde, Dr. Luciano Lima Costa, da representante da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Estado do Tocantins “Anjo Azul”, Drª Rosa Helena Ambrósio de Carvalho, do Superintendente de Administração, Infraestrutura e Obras da Secretaria da Educação (Seduc), Marcus Tadeu Ribeiro de Barros e do coordenador de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Breno Benício.

Na ocasião, a comitiva tocantinense foi recebida pela Coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, e pelo Assessor de Políticas para o Autismo, Luyann Rodrigues. Nayara apresentou toda estrutura física do núcleo e destacou a necessidade de ampliação do projeto para todo país.

“Nós estamos muito felizes com a iniciativa dessa comitiva que veio do Tocantins para visitar o espaço do Natea, que foi recém inaugurado aqui em Capanema. É muito importante que essas boas práticas sejam replicadas e também aprimoradas. Eu fico feliz, orgulhosa, mas também parabenizo a iniciativa do Tocantins em se preocupar com essa pauta, em se preocupar com o que está acontecendo e também ter esse olhar atencioso para as pessoas com deficiência, para a inclusão”, destacou Nayara.

Aplicação no Tocantins

Segundo Barbosa, o objetivo da visita foi conhecer de perto o trabalho desenvolvido no Pará e trazer o modelo de atendimento para o Tocantins. “Queremos levar o modelo de atendimento para Palmas e para outras regiões do Tocantins para que a gente possa atender as famílias dos autistas com estrutura de ponta e assim proporcionar mais qualidade de vida para eles. O governador Wanderlei Barbosa já nos deu carta branca para buscar projetos e queremos que o Tocantins tenha uma Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência e um Natea estruturados no nosso estado também”, explicou.

O deputado também agradeceu a equipe responsável pela recepção e parabenizou o Governo do Pará pelas políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. “Quero agradecer pela experiência. Nós estivemos conhecendo os projetos, pudemos ver muitos profissionais atendendo a comunidade, equipamentos inovadores, e tudo pela rede pública de saúde do Pará. Então queremos parabenizar o Governo do Estado por esta iniciativa que é inovadora no país e também a equipe responsável por este trabalho tão importante”, disse Léo.

Para a Drª Rosa Helena, o interesse em buscar novos projetos nesta área mostra o compromisso do Governo do Tocantins em promover melhor assistência para pessoas com autismo no estado. “A nossa vinda até aqui reflete um compromisso da gestão do governador Wanderlei Barbosa com a pessoa com deficiência que a gente nunca teve. O Tocantins há anos vem tendo um governo atrás do outro que não se preocupa com isso e agora a nossa vinda até aqui é um comprometimento do governador e do deputado Léo Barbosa com as políticas públicas da pessoa com deficiência e dos autistas. Foi uma experiência fantástica conhecer o Natea, porque realmente é um projeto a ser copiado”, destacou.

O secretário executivo da Saúde, Dr. Luciano Lima, também comentou sobre a visita. “Foi uma experiência muito boa poder participar dessa comitiva para conhecer a estrutura física e de ambiência do estado do Pará. Eles são referência na causa autista e de outras deficiências. Acredito que o Tocantins tem muito a ganhar com a aplicação dessas novas ideias”.

Natea Caeté

Inaugurado em outubro deste ano, dentro da Policlínica do Rio Caetés, município de Capanema, o espaço do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) foi idealizado para atender pessoas com autismo de mais de 16 municípios paraenses e possui 14 salas de atendimento de diversas especialidades, como Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Além disso, o local também conta com sala de integração sensorial, jardim sensorial e sala de atividades de vida diária.

A coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo, Nayara Barbalho, explica que cada detalhe do projeto foi pensado a partir de evidências científicas para dar suporte e oferecer um serviço de excelência para as pessoas com autismo e seus familiares.