O projeto tem o objetivo de Conscientizar e divulgar para a sociedade conhecimentos relativos a epilepsia buscando a promoção de melhoria da qualidade de vida dos seus portadores.
Na manhã desta terça-feira,14, Eudes Assis (PSDB), apresentou na Câmara Municipal de Palmas o Projeto de Lei (PL) de n° 09/2023, que inclui a data 28 de março como Dia Municipal de Conscientização da Epilepsia no calendário de datas comemorativas do Município.
O Dia Municipal de Conscientização da Epilepsia terá por objetivo alertar, educar, e mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce da epilepsia, conscientizar e tornar acessíveis informações voltadas aos cuidados e direitos dos pacientes, sensibilizar a imprensa e por meio dela ampliar a disseminação das informações para o maior volume de pessoas, promover a conscientização sobre diagnóstico e acompanhamento, e ainda fortalecer e estreitar o relacionamento junto às instituições e associações que visem sobre o tema, assim como a imprensa e opinião pública.
O documento propõe que as despesas com a execução da presente Lei correrão por conta de verbas orçamentárias próprias.
O parlamentar justifica que é de extrema importância que seja definida uma data para possibilitar maior conhecimento sobre a epilepsia e que já é um caminho adotado por várias cidades e países pelo mundo que abraçaram esta causa.
“Precisamos buscar sempre meios de resgatar e diminuir os sentimentos de isolamento e solidão que muitos portadores sentem. Do ponto de vista da saúde pública, o preconceito é o maior problema associado a epilepsia. Desta forma o Projeto possibilitará maior conhecimento referente a doença, derrubando mitos e estigmas em relação aos seus portadores,” pontuou Eudes.