Servidores da Assoetor durante manifestação pacífica em busca de direitos. Foto: Divulgação

A Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins (Assoeto) tem se consolidado na luta pela conquista de direitos dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Tocantins. Fundada em 14/08/2018, a entidade tem como missão promover a união, transparência e respeito entre seus membros.

Atualmente, a diretoria executiva da Assoeto é composta por líderes engajados e comprometidos com a causa dos servidores do sistema socioeducativo. O presidente da entidade, Marcos Antônio da Silva Junior, ressaltou a importância da associação para os servidores e destacou as conquistas alcançadas nos últimos anos.

O presidente, Marcos Antônio da Silva Junior, declarou: “Estamos muito felizes com as conquistas que conseguimos alcançar para os servidores do sistema socioeducativo do Tocantins. Mas ainda temos muito trabalho pela frente. Vamos continuar lutando por melhores condições de trabalho, remuneração justa e reconhecimento da importância do nosso papel perante a sociedade. A Assoeto está comprometida em representar seus membros e defender seus direitos, sempre pautados pelos princípios da união, transparência e respeito.”

“Graças ao trabalho incansável da Assoeto, os servidores do socioeducativo do Tocantins conquistaram avanços significativos em relação a suas condições de trabalho, e aprovação do plano de cargos, carreiras e remuneração , mas precisamos avançar mais, principalmente em relação a paridade salarial com as demais forças de segurança pública do Estado. Arriscamos nossas vidas dentro das Unidades fazendo a segurança e proteção dos adolescentes em conflito com a lei, bem como dos servidores que trabalham dentro das Unidades socioeducativas de todo Estado. Estamos com o salário defasado e bem abaixo do que as outras categorias da segurança pública recebem”, destacou o presidente.

Ainda de acordo com Marcos, “a Assoeto também tem sido fundamental na defesa dos direitos dos servidores. A entidade tem lutado para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores do sistema socioeducativo, bem como para assegurar que suas necessidades básicas sejam atendidas em seus cotidianos dentro das Unidades Socioeducativas do Estado e também convênios com empresas para que o associado tenha melhor qualidade de vida”.

Marcos Antônio da Silva Junior (centro), presidente da Assoeto junto de servidores da classe. Foto: Divulgação

Reforma da Previdência

Ao Pauta Notícias, o presidente da entidade destacou que atualmente uma das lutas é a defesa dos direitos dos agentes de segurança socioeducativo diante da Reforma da Previdência dos servidores públicos do Tocantins.

“Já iniciamos as tratativas junto ao governador, fizemos uma contraproposta , juntamente com os demais sindicatos das forças de segurança pública do Estado. (Polícia Civil e Polícia Penal), aguardando uma resposta do Governo, porque da forma apresentada pelo Estado não aceitaremos.
Diante dessas conquistas e do compromisso da Assoeto em defender os interesses dos servidores do sistema socioeducativo, a entidade segue firme em sua missão de representar seus membros e lutar por seus direitos.