A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou na noite desta quinta-feira, 18, Sessão Solene da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA), em homenagem aos cidadãos pioneiros da Capital. A solenidade foi uma propositura do Vereador Eudes Assis (PSDB), também pioneiro.
Em discurso na Tribuna do Parlamento Municipal, Eudes Assis relembrou sua trajetória e diversas memórias com os pioneiros homenageados.
Saiba Mais
“Hoje não podia ser diferente, em um plenário como esse, de não fazer um discurso atípico e lembrar de pessoas que fizeram parte da história desse Estado”, pontuou Eudes.
Por diversas vezes durante a solenidade, as formalidades deram lugar a emoção através das histórias de luta e de como foi o processo de consolidação da capital. No decorrer do evento foram entregues títulos de “Pioneiro de Palmas” para homenageados que contribuíram para a construção da cidade.
O Vereador Eudes Assis homenageou com o Certificado de Honra e Mérito de Cidadão Pioneiro o Governador Wanderlei Barbosa, sendo representado na oportunidade por seu irmão, o Vereador Marilon Barbosa.
Estiveram presentes no evento o Senador Eduardo Gomes (PL), a Prefeita Cintia Ribeiro (PSDB), membros da diretoria da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA), também a Presidente da Fundação Cultural de Palmas Cleizenir Divina e o Deputado Estadual Eduardo Mantoan.
A presidente da APPA, Luara Aquino, agradeceu ao Vereador Eudes por proporcionar aos pioneiros todas as homenagens e o devido reconhecimento.
“Para mim hoje é um prazer dizer que nós temos um vereador pioneiro e que hoje contribuiu muito. Não é a primeira vez ele faz um requerimento para que aconteça a sessão solene em reconhecimento aos pioneiros de Palmas. Isso é importantíssimo, é o momento em que se confraterniza, e ao mesmo tempo se vê a história viva da cidade aqui recebendo um certificado de grande valor para toda a cidade de Palmas. Essas pessoas fazem parte do início, fazem parte da construção dessa capital, por isso, obrigada vereador você é o nosso verdadeiro pioneiro”, declarou.
O pioneiro e Senador, Eduardo Gomes (PL), destacou que Palmas é a capital pioneira do Brasil. “Palmas é a capital dos pioneiros, pois em qualquer capital que você andar não encontrará mais um pioneiro de fundação dessas cidades ainda vivos. Somente a gente, sob a graça de Deus, pode vivenciar esse momento. A memória de Palmas não é apenas para ser lida, mas, sobretudo ser vivida, porque a maioria dos pioneiros ainda estão entre nós”, ressaltou.