Com início nesta quarta-feira (24), a “Operação Balada Segura” é uma ação integrada das forças de segurança na capital, com o objetivo de promover a prevenção à prática de crimes de trânsito, especificamente quanto à condução de veículos sob efeito de álcool. A operação acontecerá durante todo o período noturno entre quarta-feira e sábado, e domingo no período vespertino.

Com participação da Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Agência de Trânsito e Transportes e Detran, a operação visa ainda a apreensão de veículos com restrição de furto e roubo em circulação nas vias da capital. A iniciativa se deu, após levantamento realizado pelo Programa Vida no Trânsito (PVT), que relata o registro de 61 mortes causadas por acidentes de trânsito no ano de 2022 e cinco mortes já em 2023, relatando também que o principal fator de risco são a alta velocidade e a combinação do uso de álcool e direção.

A “Operação Balada Segura” já é realizada cotidianamente pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, somente com a participação dos órgãos vinculados, sendo eles: Guarda Metropolitana e Agência Municipal de Trânsito e Transporte, bem como DETRAN, porém, após reunião com integrantes foi definido que a Polícia Militar intensificaria as ações de apoio ao município de Palmas.

Segundo o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a participação da PM é primordial. “Essa operação se mostra muito necessária, porque além de objetivar a diminuição de acidentes no trânsito, vamos aumentar a sensação de segurança do povo palmense, pois a presença da PM será intensificada nas ruas como reforço do policiamento nas áreas mais críticas de crimes violentos e contra o patrimônio, estamos contentes de poder contribuir com nosso município”.

Revisão Textual: Marcos Morais