A Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciou o segundo semestre letivo com a distribuição de guias de aprendizagem a estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal. Trata-se de material didático de apoio à prática docente no contexto de sala de aula, contendo sequências de atividades para cada um dos componentes curriculares. Os guias contemplam habilidades e objetos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Tocantins (DCT).

A construção do guia tem como finalidade atender ao tripé de produção de materiais didáticos, avaliações e formação docente, alinhados às políticas educacionais da BNCC e do DCT, além de apresentar subsídios ao docente para o desenvolvimento de competências e habilidades específicas de cada componente curricular. Assim, busca-se garantir a aprendizagem de qualidade e o seu monitoramento de acordo com as diretrizes da Educação Básica.

Os guias foram produzidos por técnicos do setor de Currículo Educacional da Diretoria de Ensino Fundamental, em colaboração com professores da rede municipal. A ação teve início durante a pandemia de covid-19, com a produção dos blocos de estudos para subsidiar as atividades pedagógicas por meio do ensino remoto, e serviram de base para a produção dos guias. Já receberam os guias as turmas de 2º, 5º e 9º anos, séries de maior impacto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os estudantes do 3º, 6º, 7º e 8º ano são os próximos e, fechando a distribuição, recebem os guias os matriculados no 1º e 4º ano.

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o guia contempla Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História, Ciências, Educação Física e Arte. Já nos anos finais (6º ao 9º), constam os mesmos componentes, com o acréscimo de Língua Inglesa.

O diretor de Ensino Fundamental, Daniel Tramontini, considera que os guias são um importante auxílio aos professores para alavancar o processo de ensino/aprendizagem nas escolas. “É um material contínuo, adaptado e aprimorado a cada ano. Rico em conhecimento, produzido por nossa equipe e embasado na BNCC e no DCT. Estamos certos que os professores contam com um efetivo suporte em sua atividade”, disse.

Texto: Redação Semed

Edição: Secom Palmas