O Governo do Tocantins realiza, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Empregos (Sine), ações de apoio tanto a trabalhadores quanto a empresários no intuito de diminuir as distâncias entre eles e promover o fortalecimento do mercado de trabalho no Estado. Entre os serviços oferecidos estão intermediação de mão de obra, qualificação profissional, orientações sobre carteira de trabalho e seguro desemprego.
De janeiro a julho de 2023 o Sine Tocantins realizou 56.710 atendimentos, sendo 13.486 encaminhamentos de trabalhadores ao mercado de trabalho e 5.480 captações e oferta de vagas à população.
No campo das capacitações foram realizados no mesmo período 33 cursos nas áreas de vendas, atendimento, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros, que formaram 1.669 trabalhadores.
Segundo o secretário da Setas, Jonis Calaça, o Governo do Tocantins tem realizado um conjunto de ações econômicas e de infra estrutura responsáveis pela geração de empregos no Tocantins e o resultado desses esforços podem ser percebidos nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que registrou um saldo acumulado de janeiro a junho de 8.424 novos empregos formais criados no Tocantins. Mas, para o secretário, além de gerar empregos é necessário capacitar os trabalhadores e minimizar as dificuldades que os dois lados encontram nas contratações. Sobre esse apoio, Jonis Calaça explica: “Nosso papel enquanto Sine é facilitar o processo tanto para trabalhadores quanto empregadores. A capacitação, intermediação e informação quanto aos direitos dos trabalhadores são fundamentais para garantir um mercado de trabalho forte em nosso Estado”, aposta o gestor.
A analista administrativa de uma empresa em Palmas, Regina Barbosa de Souza, agradeceu o apoio que recebeu recentemente da equipe do Sine para contratação de um trabalhador com deficiência para preencher a cota exigida por lei para empresas com mais de 100 funcionários. “O serviço do Sine foi de grande ajuda para nós porque já estávamos a um tempo procurando sem sucesso e com a ajuda deles foi bem rápido conseguir”, aponta a analista
O Sine oferece serviços contínuos em suas nove unidades distribuídas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Palmas (Centro e Taquaralto), além dos postos estendidos em Colinas e Almas.
Todas as informações referentes a contatos, serviços disponíveis, painel de vagas, entre outros podem ser acessados via portal da Setas www.to.gov.br/setas.
Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos 11 postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas, https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego.
Além do atendimento presencial os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil.
Nas demais unidades do Sine o contato só pode ser feito por telefone convencional, os números podem ser acessados no site da Setas https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego/contatos-do-sine-tocantins-/
Jovem Trabalhador
Ainda na área do trabalho o Governo do Tocantins, por meio da Setas, lançou no primeiro semestre de 2023 o programa Jovem Trabalhador que já tem mais de 5.450 jovens inscritos e 1008 contratados.
Trata-se do maior programa de primeiro emprego do norte do país e tem por objetivo inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 21 anos, residentes nos 139 municípios tocantinenses .
A jovem estudante do município de Pequizeiro a 352 Km de Palmas, Adrielly Rocha, 20, é uma das mais novas contratadas pelo Programa e irá realizar suas atividades laborais na Prefeitura do município. Para Adrielly Rocha a oportunidade é única e comenta: “Para nós que somos de cidade pequena é muito difícil uma porta como essa. Estou muito feliz e gratificada, vou me empenhar para fazer o meu melhor”, comenta a jovem.
No município de Pequizeiro o Programa irá contemplar 16 jovens, ao todo, e desses nove já foram inseridos em seus ambientes de trabalho.