Aconteceu nesta quinta-feira, 07, no auditório do Colégio Militar do Tocantins Unidade II, na capital Palmas, a solenidade de posse dos novos membros do Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) e apresentação do Conselho Superior de Ensino da Polícia Militar do Tocantins.

Durante a solenidade, tomaram posse no IBSP, o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa, e o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel PM Wander Araújo Vieira. O Conselho Superior de Ensino da PMTO será composto da seguinte forma: Mesa Diretora (6 membros); Câmara de Educação Superior (7 membros); Câmara de Educação Profissional – Tecnológica (7 membros); Câmara de Pesquisa e Extensão (7 membros); Câmara de Mestres e Doutores (14 membros); Câmara de Veteranos (3 membros); Membros Correspondente (20 membros).

Na solenidade houve entrega de medalhas e diplomas do mérito acadêmico do IBSP aos pesquisadores. Foram entregues também, aos pesquisadores, medalhas da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM).

Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa, também membro do IBSP, o evento de hoje é o início de uma nova era na Polícia Militar do Tocantins. “A PMTO é jovem, mas tem dado passos largos rumo ao futuro. Um desses exemplos foi a instituição do seu Conselho Superior de Ensino, que busca representar de alguma forma o dinamismo característico da segurança pública. A segurança pública moderna e eclética interdisciplinar e de múltiplos atores. Hoje, a Polícia Militar do Tocantins conquistou uma vitória que é fruto de mais de uma década e meia de esforços coletivos. Parabenizo a todos os envolvidos.” Destacou o Comandante-Geral da PMTO.

Presentes

Estiveram presentes na solenidade, o Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Sousa, Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Marizon Mendes Marques, Subchefe  do Estado Maior da PMTO,  Coronel Karla Cristian Rodrigues de Menezes, Reitora da PMDF; Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, presidente da Academia Maranhense de Letras Militares; Coronel José Vicente da Silva Filho, representante do Instituto Brasileira de Segurança Pública; Ailton Araújo, chefe de Gabinete representando o vice-governador Laurez Moreira; Ricardo Ayres, Deputado Federal; Fábio Pereira Vaz, Secretário Estadual de Educação; Desembargadora Angela Issa Haonat, Diretora Adjunta da escola superior da Magistratura Tocantinense; Luís Eduardo Bovolato, Reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Darlene Teixeira Castro, Pró-Reitora da Unitins; Professora Joana D’Arc Alves Santos, Presidente do Conselho Estadual de Educação; Alcir Raineri Filho, Procurador de Justiça; Pedro Geraldo Cunha de Aguiar, Promotor de Justiça; Coronel RR Clóvis Alves de Souza; demais autoridades civis e militares.

IBSP

O Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) foi fundado em 19 de outubro de 2017 e é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, apartidária, constituído por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, predominantemente egressos de programas de doutorado e mestrado acadêmicos, voltados ao desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e ensino dirigidas ou relacionadas às políticas públicas na área de segurança, justiça criminal, gestão de pessoas, processos, conhecimento e informações ligados à ordem pública, à pacificação social e à proteção do meio ambiente.

Conselho Superior de ensino da PMTO

O Conselho Superior de Ensino da Polícia Militar do Estado do Tocantins foi criado no dia 04 de março de 2024, sendo responsável por fomentar e orientar atividades de pesquisa, ensino e extensão na Polícia Militar do Tocantins, abrangendo os setores da corporação relacionados à formulação de políticas, regulamentação e execução de atividades de ensino, instrução, pesquisa e extensão.

Revisão Textual: Marcos Morais