Promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), evento ocorre entre os dias 18 e 19, na sede da instituição

Por Andréa Marques/Governo do Tocantins

Servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participam, nesta quinta-feira, 19, em Brasília, do 2º Encontro dos Órgãos Fiscalizadores de Segurança de Barragens (OFSBs) de 2024. Promovido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), o evento ocorre no auditório Flávio Terra Barth, na sede da instituição.

O encontro é realizado duas vezes ao ano, com a primeira edição em fevereiro e a segunda em setembro, em alusão ao Dia da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), celebrado em 20 de setembro. O objetivo central do evento é fomentar a troca de experiências, compartilhar boas práticas, alinhar informações sobre segurança de barragens e fortalecer a colaboração entre os órgãos fiscalizadores envolvidos no tema.

O órgão ambiental está representado pelo gerente de Recursos Hídricos, Mateus Chagas, e a analista da Supervisão de Segurança de Barragem, Alynne Alencar. “Participar deste encontro é fundamental para o Naturatins, especialmente porque, de acordo com a Política Nacional de Segurança de Barragens, somos responsáveis pela fiscalização das barragens de usos múltiplos em corpos hídricos no Tocantins. Esse evento nos permite aprimorar nossas práticas de segurança, fortalecer a colaboração com outros órgãos e garantir que estamos alinhados com as melhores práticas para proteger nossos recursos hídricos e a segurança da população,” afirmou o gerente Mateus Chagas.

O encontro teve início na quarta-feira,18, com palestras focadas em temas específicos da segurança de barragens. Foram abordados assuntos como o cadastramento de barragens no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB) e Completude de Informações; e Formulário Complementar e a Consistência de Informações para o RSB de 2024.

Nesta quinta-feira,19, foram apresentadas experiências regionais, como Cadastramento e Classificação de Barragens pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO), a verificação das condições de barramentos devido a eventos extremos, pelo Instituto Estadual do Ambiente  (Inea/RJ) e a fiscalização de barragens off-stream pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam/MG). A Ana também destacou sua atuação em segurança de barragens, enquanto a Secretaria do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (Sema/RS) relatou sua experiência durante o evento de cheia em 2024.