A pesquisa Ipex/Jornal Folha Capital foi realizada entre os dias 22 e 23 de setembro de 2024.

A Justiça Eleitoral liberou nesta segunda-feira, 30, a publicação da pesquisa Ipex/Jornal Folha Capital, que coloca o candidato Emilson Cursino, o Pongo (Republicanos), na liderança pela Prefeitura de Conceição do Tocantins, com 52% das intenções de voto. Seu adversário, Paulo Rocha (PDT), aparece em segundo lugar com 45,5%.

A coligação de Paulo Rocha havia alegado à Justiça que o instituto não teria capacidade técnica para realizar a pesquisa. No entanto, o pedido já havia sido considerado improcedente pelo Ministério Público Eleitoral.

Em sua decisão, o juiz eleitoral Eduardo Barbosa Fernandes afirmou que a empresa proprietária do Instituto Ipex apresentou provas de capacidade técnica para realizar a pesquisa eleitoral, o que valida o levantamento. “No caso em análise, no tocante à suposta ausência de capacidade técnica, conforme apontado pelo Ministério Público Eleitoral, a documentação juntada com a contestação demonstra a capacidade técnica, por meio de atestados emitidos pela Secretaria de Comunicação do Estado do Tocantins (Secom) e pela pessoa jurídica TV3 Assessoria, Comunicação e Marketing para a realização de pesquisas eleitorais”, diz a decisão.

Leia Também:  Em resgate histórico, selo celebra 35 anos da 1ª sessão ordinária do TRE-TO

Além disso, a decisão pontua que a representação não apresentou elementos suficientes para provar irregularidades na pesquisa. “No caso dos autos, conforme apontou a Promotoria Eleitoral, não há como conceder o pedido formulado na representação eleitoral, ante a ausência de estudos técnicos ou parecer que sustentassem sua versão de deficiência técnica ou indício de manipulação da pesquisa, tampouco pedido de prazo para produção de prova técnica para que fosse apontada a manipulação de dados ou erro técnico na pesquisa eleitoral nº TO-01865/2024”, conclui a decisão.

Dados da Pesquisa

A pesquisa Ipex/Jornal Folha Capital foi realizada entre os dias 22 e 23 de setembro de 2024. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 6,76 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número TO-01865/2024.

Decisão:

0600502-22.2024.6.27.0022

Com informação Folha Capital