Na noite do dia 13 de setembro de 2024, sexta-feira, o presidente da UNIMIL-TO, SGT João Victor Moreira, participou de uma importante reunião com valorosos policiais e bombeiros militares na sede da ASSPMETO (Associação dos Subtenentes e Sargentos da PMTO e CBMTO). Os militares foram recebidos pelo presidente da entidade, SGT José Alan. Na ocasião, também estiveram presentes o presidente da Federação das Associações de Praças Militares (FASPRA-TO), SGT Everton Cardoso, o vice-presidente da APRA-TO, SGT Guedes, entre outros diretores das entidades de classe.

Durante a reunião, os militares discutiram a importância de eleger representantes militares, visando uma base sólida para o futuro próximo, especificamente para as eleições de 2026, quando serão eleitos deputados estaduais e federais. *O presidente da UNIMIL-TO destacou que segue a linha das entidades militares em todo o Brasil, buscando eleger o maior número possível de militares nos municípios para chegarem fortes em 2026. Ele ressaltou que outras categorias no estado também lutam para eleger seus representantes e que os militares não podem abrir mão de sua força. Todos devem cumprir seu papel de votar, e é essencial votar em quem conhece a realidade dos militares.*

*João Victor enfatizou ainda aos militares presentes na reunião a necessidade de fortalecer a categoria através da representatividade política, pois é nesses debates que as leis são elaboradas e as legislações são alteradas, muitas vezes retirando direitos já conquistados pelos militares.* Ele reforçou o pedido de apoio à campanha do SGT Júnior Brasão (40.190) na capital Palmas e incentivou que, nas outras cidades, busquem candidatos militares apoiados pelas entidades. *O ideal seria eleger militares em pelo menos 20 dos maiores municípios. Em Palmas, com respeito aos demais candidatos, ele destacou que o SGT Júnior Brasão tem viabilidade de eleição é o candidato mais próximo da tropa e conhece a realidade da categoria.*

*Outro destaque na reunião foi a fala do SD PM Dantas* , que, mesmo sendo da turma mais nova da entidade, discursou de forma contundente e didática sobre a necessidade de representatividade para a categoria. Sua abordagem clara e objetiva ressaltou a importância de os militares se unirem em prol de um objetivo comum. Os demais representantes também enfatizaram essa demanda, reforçando a urgência de eleger representantes que compreendam e defendam os interesses dos militares.

A fala final ficou por conta do vereador da capital e suplente de deputado estadual, *SGT Júnior Brasão* . Em seu discurso, ele reforçou a questão da representatividade dos militares em todas as esferas políticas, destacando que o projeto é de toda a categoria. ” *Este projeto é nosso, é da nossa categoria. Precisamos de vozes que conheçam nossa realidade e lutem por nossos direitos. A representatividade política é a chave para garantir que nossas demandas sejam ouvidas e atendidas. Não podemos permitir que nossos direitos sejam retirados ou ignorados. É fundamental que cada policial e bombeiro militar entenda a importância de votar em candidatos que realmente nos representem, finalizou* .”

UNIÃO DOS MILITARES DO TOCANTINS.