No dia 14 de agosto é comemorado o Dia do Cardiologista no Brasil. Os cardiologistas são responsáveis pela saúde do órgão motor do nosso corpo, o coração, que leva, por intermédio do sangue, os nutrientes e o oxigênio a todo o nosso corpo. A data visa conscientizar sobre a importância desses profissionais, além de frisar a importância de manter cuidados para evitar problemas de saúde relacionados ao coração.
Segundo dados da ABC Cardiol, no Brasil, a estimativa é de que, diariamente, mais de 1.100 pessoas venham a óbito devido a problemas cardíacos, totalizando aproximadamente 400 mil mortes ao longo de 2024. Apesar da incidência de problemas cardiovasculares ainda ser predominantemente na população idosa, entre 70 e 79 anos, há também um crescimento preocupante de casos em adultos mais jovens, especialmente devido ao aumento de fatores de risco como a obesidade e o sedentarismo.
Essas estatísticas alarmantes apresentadas pela ABC Cardiol destacam a necessidade de maior atenção à saúde do coração e à prevenção de fatores de risco, como hipertensão, diabetes e obesidade. Manter uma rotina saudável e investir em hábitos como prática de exercício e alimentação balanceada são formas de prevenir doenças cardíacas. Realizar a visita de rotina ao cardiologista também é importante para conferir a saúde do coração, e deve ocorrer no mínimo uma vez por ano. Com o FA-SAÚDE você terá acesso a médicos cardiologistas, garantindo que seu coração receba os cuidados necessários. Para realizar a adesão basta se dirigir a sala do FA-Saúde na sede da Fundação Pró-Tocantins, localizada na 602 Sul Av. NS 2, 443 – Plano Diretor Sul, Palmas – TO.
Por Amanda Dias