Os conteúdos serão ministrados pelo realizador Esdras Campos e buscam capacitar profissionais do audiovisual, cineastas, professores, alunos, educadores ou orientadores que serão responsáveis para colocar em prática as técnicas, operacionalização e conceitos assimilados no projeto como ferramenta de apoio à disciplina lecionada em sala e também replicar essa experiência em toda escola.
Nesta etapa, os participantes serão capacitados para executar projetos audiovisuais conhecendo as técnicas, ferramentas e equipamentos, desde o mais simples e acessível a equipamentos profissionais mais utilizados em produções profissionais. Com isso, poderão criar conteúdo em áudio e vídeo para os mais diversos canais e multiplicidade de formatos.
“O Núcleo Audiovisual na Escola (NAE) surge em um momento de crescente acessibilidade quanto a aparatos tecnológicos, que nos possibilita usar a tecnologia como meio para ampliar a experiência pedagógica e dar nova expectativa ao educador e ao aluno no processo de aprendizagem, e ainda a interação da escola com a comunidade”, explica Campos.
Serviço
Período de inscrições: 29/10 a 02/11/2020.
Realização das oficinas: 03 a 14 de novembro.
Cronograma das Oficinas
Horário: 18 horas
03 a 08/11/2020: Argumento roteiro, produção captação de som e imagem;
09 a 11 /11/2020: Áudio e vídeo, finalização;
12 e 13/11/2020: Ferramentas digitais;
14/11/2020: Divulgação de curtas-metragens em festivais.
Conteúdos aplicados
– Produção: Orientação básica sobre o conhecimento de como produzir e dirigir conteúdos audiovisuais. Serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica, equipamentos, padrão de filmagem e edição documental, fotos, censores, iluminação, planos, enquadramentos, distância focal, bouquet, rolling shutter, posição de câmera.
– Áudio: conceitos, elos e cadeia do som, processos, tipos de captação, som direto, baixa e alta impedância, balanceamento de sinal, rf, watts, armazenamento, mixagem, masterização.
– Vídeo: conceitos básicos de cinematografia (princípios da fotografia, sensores, lentes, exposição, white balance) setting e relação custo benefício. Tipos de câmera, operação de câmeras digitais, iluminação cênica. Movimentos de câmera, estrutura de imagem/som, relação custo benefício.
– Festivais: Orientações de como inscrever os curtas em festivais, registro da obra, como escolher o festival certo para cada produção, emissão de Certificado de Produto Brasileiro (CPB), e os desafios dos festivais internacionais.
Esdras Campos (Produtor Cinema e TV)
Diretor, roteirista de TV e cinema, cursou piano no Cenex- UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduando em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio.
No audiovisual participou nas seguintes produções:
Roteirista e diretor no documentário ‘Sou do Barro’ (Kza Filmes 2017); roteiro e direção curta ‘Acontece’ (Gadita Filmes e Kza Filmes, 2016); sound designer no filme ‘Palmas, Eu Gosto de Tu’ (SuperOito Produções Audiovisuais, 2014); sound designer edição de som no filme ‘Ouça-me’ (SuperOito Produções Audiovisuais , 2014); operador gimbal série ‘O Boneco de Barro e o Rei’ (Spatium Arte e Cultura 2017); sound designer ‘Nele Minha Fortaleza’(Gadita Filmes e KZA Cine, 2017); som direto no web série ‘Microcontos’(SuperOito Audiovisual e Associados, 2014); som direto no filme “Apoio Cultural” (Jubalina e Associados, 2016); seleção e encaminhamento equipe de produção no filme ‘Em Nome da Morte’ (TV Zero e Globo Filmes, 2016); Comissão Julgadora na mostra de Cinema Miragem em Miracema, 2015; Foi membro da Comissão Julgadora Jovem Realizador no (IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela, 2017); sound designer filme ‘A Massa Que Faz o Pão’ do diretor Hélio Brito, contemplado pelo Ministério da Cultura, março 2018.