A presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Marttha Ramos, apresentou em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 30, na Câmara Municipal de Palmas, o 2º Relatório Quadrimestral das ações da Fesp realizadas em 2020.
Diante dos parlamentares da casa, representantes de órgãos de controle, sociedade civil organizada e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital, a gestora da Escola de Saúde pontuou as principais ações implementadas pela instituição, dando destaque ao calendário de capacitações realizadas para os profissionais da Rede de Saúde de Palmas, que atuam na prevenção e combate a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
Marttha relembrou aos presentes a importância da Fesp para a efetivação dos projetos de Educação Permanente em Saúde na Capital. Durante sua explanação, apresentou em dados o aumento de atividades voltadas ao cuidado e proteção da infecção causada pela Covid-19 nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e também dos trabalhadores da saúde. “Mais de 1.900 profissionais de saúde do nosso município participaram de atividades ou eventos de educação em saúde, realizados nas modalidades presencial e online com auxílio de plataformas digitais nesses últimos meses. Oferecemos durante este período, dezenas de atividades educativas, como cursos, oficinas e seminários com o apoio das instituições parceiras da Fesp”, pontuou a gestora.
Ainda em sua fala, a presidente ressaltou como tem sido a atuação da Fesp na Política de Educação Permanente na Rede de Saúde de Palmas. “Com a pandemia, tivemos que nos reinventar para que as ações da Fesp chegassem aos nossos residentes, trabalhadores da saúde e ao usuário com qualidade e de forma eficiente”, avaliou.
Atualmente, a Fesp conta com nove Programas de Residência em Saúde, composto por 185 residentes de diferentes categorias profissionais, 70 Preceptores, sete coordenadores, cinco supervisores, e 22 tutores. As especializações constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinado às profissões da saúde, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço.