A gestação é um momento mágico, porém, preocupante para muitas mães. Afinal, a maioria das gestantes têm dúvidas quanto ao cuidado nutricional durante a gravidez. Nesse período, a atenção com a alimentação deve ser redobrada, uma vez que ela implica diretamente no perfeito desenvolvimento do feto. Além disso, o suporte nutricional adequado contribui para a prevenção de doenças nas demais fases da vida do ser humano, uma vez que esses períodos são janelas críticas para o desenvolvimento.
Com suas necessidades aumentadas de energia e nutrientes na gravidez dependendo do trimestre em que se encontram, ter uma alimentação saudável na gestação é essencial para o crescimento do bebê e para o bem estar da mãe.
Para a nutricionista da Fundação Pró-Tocantins SGT Meire Cunha o início de um estilo de vida saudável antes da gravidez, é primordial para otimizar a saúde da mãe e reduzir o risco de complicações durante a gravidez e de algumas doenças no bebê. “As necessidades nutricionais aumentam durante a gravidez e assim ajudam no crescimento e desenvolvimento do bebê, tanto quanto o metabolismo materno. Considerando as diferenças individuais, peso, altura, idade e outros fatores determinantes para suprir a demanda calórica necessária, as recomendações alimentares e nutricionais devem adaptar-se a cada mulher.”
Dessa maneira, nutricionistas têm um papel fundamental na orientação adequada às gestantes e na promoção de uma gravidez saudável e equilibrada.
A grande descoberta dos últimos tempos é a influência da alimentação materna no período gestacional sobre a saúde dos bebês até a vida adulta. A má alimentação, ganho excessivo de peso materno ou fetal e outras práticas pouco adequadas são capazes de interferir no desenvolvimento do bebê. Fatores alimentares influenciam na predisposição de algumas doenças na fase adulta, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outras.
“A saúde do bebê está interligada à vida intra-uterina, portanto uma gestação programada e monitorada trará benefícios para a mãe e futura saúde do filho. O consumo equilibrado e saboroso dos alimentos, poderá não apenas manter a mãe saudável como abrir o caminho para um trabalho de parto mais fácil, mas também estabelecerá os alicerces essenciais para o crescimento saudável do filho. No primeiro trimestre de gestação o ganho de peso ponderal é mínimo, assim não há significativas alterações no gasto de energia total. No segundo e terceiro trimestre são recomendadas cerca de 340 a 450 kcal adicionais.” afirma a nutricionista.
O acompanhamento nutricional gestacional permite suprir e sanar as deficiências nutricionais neste período, garantindo que o bebê termine a gestação nutrido; que cresça conforme a semana gestacional; que a gestante, não tenha doenças hipertensivas, eclâmpsia, pré-eclâmpsia (DHEG), síndrome HELLP; e assegura que o parto seja o mais próximo possível do tempo adequado, pois o peso da gestante interfere diretamente para que ocorra prematuridade (parto precoce).
Lembrando que há individualidade de cada gestante, principalmente com intercorrências na gestação, pode ser melhor ajustadas com o nutricionista clínico e especialista na área.
Quer fazer o seu acompanhamento nutricional com a SGT Meire Guilherme? Ligue para 63 99263-3248 e agende a sua consulta.
Fonte: Giulia Galvão – Ascom Fundação Pró-Tocantins