Ação fiscalizatória tem por objetivo verificar requisitos técnicos dos produtos e evitar que a sociedade venha a ter problemas que podem ser evitados

Cejane Borges / Governo do Tocantins

Uma das frentes de atuação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), enquanto órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é a verificação de produtos certificados – meio de se atestar que a mercadoria foi fabricada de forma a atender aos requisitos de uma Norma ou de um Regulamento Técnico. A certificação é feita por Organismos de Certificação Credenciados – OCC no Sistema Brasileiro de Certificação.

No caso da certificação compulsória (obrigatória), que é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco, a AEM atua na fiscalização, no momento da comercialização, verificando se ostentam a marca do Inmetro e se atendem aos requisitos.

Nesse sentido, a Agência de Metrologia participa da Operação Especial do Inmetro intitulada “Energia Segura”, com o objetivo verificar os requisitos técnicos dos produtos e evitar que a sociedade venha a ter problemas que podem ser evitados. A ação fiscalizatória no Tocantins acontece até a próxima sexta-feira, dia 14.

De acordo com o presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior, “apesar da operação ser de cunho fiscalizatório, ela representa para a sociedade a oferta de mais segurança ao consumidor evitando a ocorrência de incêndios desnecessários e, também, os impactos que o material irregular acarreta no aumento do consumo de energia elétrica”, destaca o gestor da AEM.

Fotos: Brenda Ramos/Governo do Tocantins