Foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), ainda em 2023, antes do recesso parlamentar, o Projeto de Lei (PL) que institui o dia da Educação Financeira, proposto pelo deputado Wiston Gomes (PSD). De acordo com o PL a data será celebrada anualmente na última segunda-feira do mês de agosto.
“O objetivo desta lei é incentivar a produção de material, a criação de políticas públicas e a provocação para a temática a fim de que sejam disseminadas noções básicas de economia e investimento, estratégias para o consumo consciente e o controle de gastos, além da responsabilidade social e econômica, especialmente no âmbito escolar para crianças e adolescentes”, destacou Wiston Gomes.
Segundo a justificativa do projeto, a instituição de um dia estadual da educação financeira estimulará as escolas e os profissionais da educação a promoverem atividades e dinâmicas que despertem nas crianças e jovens um olhar atento para suas finanças e os padrões de consumo, bem como produzirá o debate em sociedade sobre a temática com a consequente provocação para criação de políticas públicas.
PL agora segue para sanção do Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).