Na última terça-feira, 9 de abril de 2024, a Câmara dos Deputados aprovou por expressiva maioria de 304 votos a favor e 136 contra do projeto de lei que visa a recriação do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Essa votação representou uma significativa vitória para o governo Lula, que havia enviado a proposta ao Congresso em novembro do ano anterior.
Entre os votos favoráveis à recriação do DPVAT, um chama particularmente atenção: o do deputado federal pelo Tocantins, Filipe Martins, do Partido Liberal (PL), que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e representante da classe evangélica. Sua decisão de votar alinhado com o governo Lula despertou críticas e curiosidade por parte de seus eleitores e apoiadores.
O Pauta Notícia procurou o deputado em busca de esclarecimentos sobre os motivos que o levaram a tal posicionamento e o espaço está aberto para ele apresentar seu posicionamento e justificar sua decisão de votar a favor da recriação do DPVAT, mesmo sendo considerado conservador e aliado de Bolsonaro.
Nas redes sociais e grupos de Whatsapp, tocantinenses estão revoltados com o deputado, que inclusive é um dos organizadores da Marcha para Jesus em Palmas.
No instagram, vários líderes bolsonaristas detonam a posição do deputado tocantinense pelo apoio à volta do DPVAT.