A Revista “International Journal of Advanced Engineering Research and Science”, publicou recentemente um artigo do Policial militar do 1º BPM, Leonardo de Andrade Carneiro.

Leonardo é sargento da PM, e atualmente é aluno do curso de Mestrado em  Modelagem Computacional de Sistemas, na Universidade Federal do Tocantins-UFT.

O artigo foi elaborado em parceria com o também aluno do Mestrado Leonardo de Andrade Carneiro, Lucyano Campos Martins, e os professores Wilmar Borges Leal Junior, George Lauro Ribeiro de Brito, Gentil Veloso Barbosa, Humberto Xavier de Araújo

O trabalho é fruto do desenvolvimento de um protótipo, que aproxima a “polícia militar X comunidade e Internet das coisas”.

O artigo publicado traz um resumo da aplicação na prática deste sistema de baixo custo:

 

FOTO: SARGENTO LEONARDO A ESQUERDA DA FOTO RECEBENDO UM CERTIFICADO

A popularização de microcontroladores de baixo custo tem permitido cada vez mais o desenvolvimento de soluções de coisas baseadas na Internet – IoT, a viabilidade financeira permite aplicar a Internet das coisas em soluções que o mercado já possui explicações comerciais, mas com maior custo financeiro.

 

Esta proposta de trabalho apresenta um baixo custo de respostas baseado no “microcontrolador Arduino UNO”, para o problema de furtos residenciais no plano diretor da cidade de Palmas – Tocantins, alinhado as políticas de segurança pública baseadas nas diretrizes do Policiamento Comunitário da Polícia Militar. Tocantins, facilitando a integração da comunidade e Polícia Militar – (PMTO), fornecendo informações para os veículos da área na luta contra roubos residenciais.

 

Sendo o objetivo geral fornecer em tempo real os acessórios das comunicações PMTO de abertura de portas e janelas não autorizadas em residências, sendo os objetivos específicos desenvolver o comunicador utilizando um microcontrolador com comunicação por SMS; fornecendo relatórios em tempo real e viabilidade econômica do dispositivo