Quem circula pela Avenida JK, em Palmas, já pode contar com um espaço de convivência verde na área comercial da ACNE 1 (104 N). O espaço fica na entrada da rua de pedestre entre a JK e a Rua NE-06. Projetado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), o projeto teve como objetivo remodelar a área antes ocupada por uma estrutura irregular.
Além de bancos de descanso, novo calçamento e postes de iluminação, foram construídos canteiros gramados para plantas ornamentais e arranjos de flores. No local, foram plantadas palmeiras areca bambu e dracenas, espécies estudadas e reconhecidas pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) como purificadoras do ar, e ainda, entre as floríferas, rosas e vincas. Todas adaptadas ao clima quente.
A proposta era valorizar passagem entre ruas comerciais exclusiva para pedestres. O resultado também contemplou comerciantes vizinhos. “Foi muito bem pensado. Ficou aconchegante. Fez toda diferença para nós do comércio. Agora as pessoas param, se sentam ali e tiram fotos. Embelezou bastante a área”, disse Keila Leal, empresária que possui um ponto comercial vizinho à rua de pedestre há 18 anos.
O projeto foi resultado do trabalho da Superintendência de Serviços Públicos, Superintendência de Obras Civis e Superintendência de Iluminação Pública.