Segundo Ayres, a proposta é necessária para que o Tocantins esteja preparado para uma ação rápida e assertiva tão logo se tenham medicamentos e vacinas eficientes e seguros contra esse vírus que, infelizmente, vem assolando a população. “A criação de um fundo garante recursos financeiros para acesso ao portfólio de vacinas em desenvolvimento, diversificação de possíveis fornecedores e consequentemente aumento das chances de acesso da população tocantinense à vacina no menor tempo possível, de modo a mitigar os impactos da pandemia de COVID-19”, pontuou o parlamentar.
O deputado ainda ressaltou a importância do desenvolvimento emergencial de medidas autônomas, como já estão sendo promovidas em outros estados brasileiros a exemplo de São Paulo e Paraná, que já organizam parcerias com vacinas em testes de outros países. “Precisamos que o Tocantins também tenha um planejamento de ações voltadas à obtenção de possíveis vacinas contra o Coronavírus, essa é uma prioridade governamental que se impõe” destacou Ayres.
Números no Tocantins
Segundo o último boletim epidemiológico, o Tocantins já ultrapassa os 67.479 casos confirmados do Corona Vírus e 930 obtidos decorrentes da doença. Os números são alarmantes em todo mundo, com agravantes no nosso país, que é o segundo em número de casos do mundo.