A equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros Militares iniciou o expediente desta terça-feira, 18, resgatando uma vaga que caiu em um poço na zona rural de Palmas. A ação durou cerca de duas horas.
O chamado foi às 7h40, e às 8h14 a unidade já estava na Chácara Águia do Cerrado, iniciando o resgate do animal no poço. A propriedade fica a cerca de cinco quilômetros da TO-050, e a dois quilômetros e meio da TO-010, que dá acesso a Aparecida do Rio negro.
Como o poço estava com água, a vaca não teve ferimentos na hora da queda. O primeiro procedimento dos bombeiros foi usar uma corda amarrada ao pescoço do bicho, e assim evitar a morte por afogamento. A retirada foi feita com uso de um tripé.
Logo que o animal foi colocado fora do poço, o proprietário o soltou de volta ao pasto.
O Subtenente Adnaldo Simon Alves da Silva Tavares, que chefiava a equipe, explicou que é preciso adotar alguns cuidados quando um poço ficará em desuso, sobretudo em regiões mais isoladas.
“A orientação é que o proprietário faça a cobertura do poço, até como forma de sinalizar a existência dele na localidade, ou então que esse foço seja entupido e assim evitar qualquer tipo de acidente, seja com animais, pessoas adultas ou crianças”, disse.
A equipe teve ainda a participação dos sargentos Vinicius e Chaves e saldados Marley e Feliciano.