O ato reconhece a contribuição do coronel Ornelas e também do tenente-coronel Nilton Rodrigues, para com a corporação do Distrito Federal

 

Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal concedeu ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, e também ao tenente-coronel Nilton Rodrigues dos Santos, Assessor de Comunicação do CBMTO, a Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. A solenidade, realizada em Brasília, na sexta-feira, reuniu centenas de agraciados, reconhecidos pela contribuição com a corporação da Capital Federal. Contudo, agenda intensa em Palmas, não permitiu ao coronel Ornelas ir à capital Federal, onde receberia o título.

 

A cerimônia, porém, contou com a presença do tenente-coronel Nilton Rodrigues, além cerca de outras 500 pessoas que também foram homenageadas com  a Comenda, entre elas parlamentares do DF e outras autoridades civis e militares de vários estados. A  solenidade teve roteiro com ritos militares, a exemplo de execução do Hino Nacional, marcha com os militares e apresentação de viaturas operacionais e helicóptero da corporação.

 

O coronel  Ornelas agradeceu o comandante-geral do CBMDF, coronel Sandro Gomes, pela concessão de tão grande honraria. “E nessa oportunidade agradeço também por todas as contribuições que os militares do CBMDF já prestaram ao CBMTO, inclusive me ajudando a ser o que sou hoje, pois foi na Academia de Formação de Oficiais do CBMDF que fui forjado e preparando para comandar, assim como outros oficiais daqui do Tocantins”, destacou o coronel Ornelas.

 

Na solenidade, a Comenda Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II foi entregue ao tenente-coronel Nilton Rodrigues, pelo coronel Barcellos, do alto comando do CBMDF. “A medalha Dom Pedro II é a maior Honraria Militar que as corporações concedem e isso é de  importância sem tamanha para aqueles que a recebem. E agradeço ao comandante-geral do CBMDF, coronel Sandro Gomes Santos da Silva, e à Comissão de Concessão de Medalhas do CBMDF, por ter acatado minha indicação”, afirmou Nilton Rodrigues.

 

O Assessor de Imprensa do CBMTO ainda agradeceu ao comandante-geral do CBMTO, por te-lo indicado para ser agraciado com a comenda.

 

Por meio de muitas parcerias, o CBMDF e a Academia de Formação  de Bombeiros Militares, formaram diversos oficiais da corporação tocantinense. “Mais recentemente, inclusive, durante minha gestão como diretor de  Ensino do CBMTO, conseguimos formar cinco cadetes no Distrito Federal, e tive a oportunidade de acompanhar junto à Academia todos os processos necessários para que fosse possível e viável esta parceria”, pontuou Nilton Rodrigues.

 

Já o coronel Sandro Gomes, destacou que “o Corpo de Bombeiro Militar é o maior prestador de serviço à comunidade, então, essa comenda é para todos os amigos do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal”. “São todas aquelas pessoas que de uma forma ou de outra prestaram algum serviço ao DF. Aqui, nesta solenidade, nós temos militares e civis e a comenda é uma forma de contribuir e agradecer a todos”, resumiu.

 

Créditos: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins