O presidente e a vice-presidente do Conselho de Inovação e Desenvolvimento de Palmas (Cidep) foram empossados nesta segunda-feira, 9, pela prefeita Cinthia Ribeiro, que designou para a presidência o empresário Bruno Martins Vieira – representante da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Tocantins (Fampec). Na vice-presidência ficou Monnyelle Rodrigues Silva – representante da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (Ajee). A prefeita Cinthia é a presidente de honra do Cidep.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Carla de Paula, em seu pronunciamento fez uma breve explanação do que são as responsabilidades do Cidep, e no que ele pode contribuir com o município. “O Cidep é responsável por fiscalizar e acompanhar o crescimento de disposições legais e foi criado juntamente com o Fundo do Desenvolvimento Econômico (Fidep), com a finalidade de financiar projetos, ações e programas de desenvolvimento econômico e inovação do Município de Palmas. Essa iniciativa da atual gestão cumpre um importante requisito de estímulo à inovação da nossa cidade com impacto direto na geração de emprego e renda e no impulsionamento da economia local. Com incentivo do poder público municipal temos aqui uma cadeia de forças empresarial e de representatividade de classes que juntos promovem a transformação econômica que a cidade e a sociedade precisam, seja em investimento das nossas estruturas físicas, por aporte financeiro, projetos e ações, seja em capacitação para a excelência da mão de obra local”, disse a gestora.

“É com grande satisfação e alegria que participo dessa reunião com empresários comprometidos com a nossa Capital, em discutir e buscar soluções para garantir o nosso desenvolvimento econômico. Os desafios são grandes, mas o Cidep está com um fundo de quase R$ 7 milhões; contudo, o conselho não conseguiu apresentar um projeto viável e executável. Infelizmente não conseguimos avançar e evoluir, Palmas precisa de um conselho mais operante”, destaca a prefeita Cinthia.

A prefeita Cinthia disse ainda aos empossados que sejam bons ouvintes e escutem os membros do Cidep. Ela defendeu o calendário fixo de eventos em Palmas, porque cada edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu é um investimento e um grande incentivo econômico: nas vendas diretas, lotação de hotéis e pousadas, serviços de transporte, comércio e vendas no geral.

“Acredito que precisamos avançar nas parcerias público-privadas. Muitas ações têm sido feitas apenas com recursos da prefeitura, mas podemos ter uma participação mais ativa dos empresários. Por exemplo, a iluminação natalina de Palmas hoje é paga exclusivamente pela Prefeitura de Palmas e aproveito para esclarecer, não falei sobre o uso de recursos do fundo do Cidep para a decoração. Agora, as empresas podem participar e ajudar na decoração da cidade, é uma parceria que deve ser construída”.

O presidente empossado, Bruno Martins, agradeceu o apoio e empenho da prefeita Cinthia Ribeiro, e falou das atribuições que seu cargo exige. “Essa é uma responsabilidade grande, pois Palmas é a cidade mais desenvolvida por dois anos seguidos na região Norte, isso tudo fruto do trabalho fantástico da prefeita e sua equipe, e nós como representante do conselho temos a responsabilidade de manter essa classificação, e fazer de Palmas cada vez melhor e desenvolvida”.

 

Entenda

O Cidep é composto por representantes da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); da Associação de Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (Ajee), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), da Fecomércio, da Fampec, da Faciet e do Sebrae. Representam a Prefeitura de Palmas, a Sedem, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), a Secretaria Municipal de Finanças, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr).

 

 

Texto: Malena Mota/Secom Palmas

Edição: Denis Rocha/Secom Palmas