Ícone do site Pauta Notícias

Com apoio do Governo do Tocantins, 63 famílias de povoado de Lizarda recebem título de propriedade

 
Moradores do povoado Santa Maria da Nova Morada, no município de Lizarda, comemoram a regularização de 100% das propriedades
 
Adrielly Cavalini/Governo do Tocantins 
 

Após 30 anos de espera pela regularização fundiária, os moradores do povoado Santa Maria da Nova Morada, no município de Lizarda, realizaram o sonho de receber o título de propriedade registrado. A entrega ocorreu na segunda-feira, 24, beneficiando 63 famílias da comunidade, sendo a ação realizada em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias do Tocantins (Tocantins Parcerias), do Poder Judiciário, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária da Corregedoria-Geral da Justiça (Nupref/CGJUS); da prefeitura municipal de Lizarda; e do Cartório de Registro de Imóveis.

A união de esforços visa garantir o direito social à moradia em benefício de toda a comunidade. “Garantir o título de propriedade para essas famílias é levar dignidade, segurança jurídica e a certeza de um futuro melhor para essas famílias. Que seja o início de uma nova fase repleta de realizações e prosperidade. Seguiremos firmes nesta parceria, porque sabemos que ainda existem muitas famílias no Tocantins que aguardam por esse direito”, afirmou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Essa é a terceira entrega de documentos no município, resultado de um esforço conjunto, como destaca a diretora imobiliária e comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros. “A regularização fundiária garante o direito social, promove a cidadania e melhora a qualidade de vida da população. O governador Wanderlei Barbosa defende a pauta e vem avançando no processo, com uma equipe técnica qualificada no cadastro social e apoio em todo o processo, com os demais órgãos”, explicou.

Para a senhora Emília Ferreira do Nascimento, uma das primeiras moradoras do povoado, também conhecido como comunidade Rio Vermelho, o dia foi de muita alegria. “Hoje [segunda, 24], realizo o sonho de pegar o documento da minha casa, depois de tanto tempo esperando. Agora, posso dormir em paz e sei que vou poder fazer melhorias na minha casinha”, contou a beneficiária.

União de forças

A corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, ressaltou que a regularização fundiária é um trabalho complexo realizado em conjunto, com a união de forças dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. “Com os imóveis regularizados, todos ganham, porque o desenvolvimento chega. Os imóveis são valorizados e os moradores recebem acesso a serviços públicos, oportunizando melhores condições de infraestrutura, cidadania e dignidade”, destacou.

Para a prefeita do município de Lizarda, Suelene Lustosa Matos, o momento é histórico para todos e representa a realização de um sonho da gestão. “Sem a parceria dos órgãos aqui presentes, seria impossível entregarmos os documentos às famílias que tanto aguardavam. Hoje, realizamos o sonho dos moradores dessa comunidade, que é também o sonho da nossa gestão, fazendo história no nosso município”, finalizou a gestora.

Sair da versão mobile