Wédila Jácome
“Estamos investindo cerca de R$ 310 mil e unimos com as forças de segurança para que o Réveillon de Palmas, como nos outros anos, seja tranquilo e sem ocorrências”, assim o presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Giovanni Assis, resumiu, durante coletiva a imprensa na tarde desta segunda-feira, 30, o esquema de segurança para o evento da virada do ano realizado pela Prefeitura de Palmas na Praia Graciosa, nesta terça, 31.
Saiba Mais
Para garantir a segurança do local a Polícia Militar disponibilizará 120 efetivos, para circular dentro do circuito e com viaturas nos arredores da Praia da Graciosa, local da concentração do Réveillon de Palmas 2020.
A Guarda Metropolitana de Palmas colocará 40 efetivos exclusivos para atender o público que for curtir a virada do ano, e quatro viaturas estarão circulando nos arredores da praia. “Também iremos reforçar o nosso efetivo para atender a cidade. Lembrando que o nosso número é o 153 ou o 190, pois também somos integrados ao SIOP da PM”, reforçou a comandante da GMP, Inspetora Letícia Bordin.
O Corpo de Bombeiros estará com três viaturas, sendo uma de salvamento terrestre, uma unidade de resgate, e uma de combate a incêndio. A Polícia Civil estará com quatro agentes dentro do circuito e ainda reforçou o seu efetivo para atender toda a cidade.
E para garantir a tranquilidade no fluxo de veículos no evento, a Superintendência de Trânsito e Transporte disponibilizará os agentes de trânsito para fazer o controle de tráfego no entrono da Praia. “Também teremos viaturas fazendo ronda em toda a cidade”, garantiu a gerente de Fiscalização de Trânsito, Júnia Ferreira.
A recomendação da Major Franco, da PM, é para não beber e dirigir. “Nossa maior preocupação é com a ingestão de bebida alcoólica, uma vez que além de ser um fator agravante para acidentes de trânsito, pode gerar brigas e desentendimentos”. Outro alerta é aos pais e responsáveis que forem levar crianças, “devido à grande concentração de pessoas, a atenção dos pais precisa ser redobrada”.
O Major Cruviel, do Corpo de Bombeiros, pede ainda para os que forem para Graciosa não levarem bebida em qualquer recipiente de vidro, se hidratar bastante e não entrar no lago no período noturno, durante a festividade.
Também participou da coletiva com a imprensa, a delegada Lucélia Maria Marques, diretora da Polícia Civil na Capital.
Estrutura
Nas proximidades do estacionamento da praia estão sendo montados o grande palco e a tradicional Vila Gastronômica, para a comercialização de diversos pratos, com 25 estandes, além do espaço reservados para cinco Food Truck e cinco drinkeiros. Também foram instalados 40 banheiros químicos. E os bolsões de estacionamentos estarão abertos gratuitamente ao público.
O Corpo de Bombeiros já aprovou o projeto de estrutura, e na tarde desta segunda-feira, 30, fez uma vistoria prévia, antes da vistoria definitiva, que será na terça-feira, 31, e não foi constatado nenhum erro na execução do projeto previamente aprovado.
Espetáculo de luzes
Neste ano a festa de cores terá cerca de 10 minutos de fogos, que serão colocados na extremidade da praia, mais próxima ao público, respeitando a segurança e previamente já autorizados pelos Bombeiros. Os visitantes também terão a opção de ocuparem com suas famílias a faixa de areia e grama da Graciosa, sendo uma ótima opção para quem quer mais tranquilidade e conforto.
Transporte
Uma alternativa para quem quer beber e voltar para casa em segurança é o transporte público, que neste ano contará com a Linha 010 – Eixão Especial, com saída da Estação Javaé a Estação Apinajé, completando a rota seguindo no sentido Graciosa, com intervalos de 10 em 10 minutos, das 20h à 00h.
Outra opção é a Linha 090 – UFT, que fará o trajeto com saída da Estação Apinajé direto à Graciosa, entrando em funcionamento às 17h, com frequência de 10 em 10 minutos, e a meia noite encerrará as atividades. E para a volta para casa, 10 ônibus estarão de prontidão, conforme demanda.
Programação
20h às 21h40 – Banda Liberou Geral
22h às 00h – Banda Viola de Jr e participação da Banda 3 Tons de Preto
00h às 00h10 – Queima de fogos (transição de Banda)
00h10 às 02h – Di Luca e Raphael
02h às 03h – Encerramento com Djs e muita música eletrônica
Edição: Lorena Karlla