Em 2024, taxa de homicídios foi de 13,95 por 100 mil habitantes
Hiago Muniz/Governo do Tocantins
O Tocantins tem se destacado pelos avanços expressivos na redução de crimes violentos, superando as metas do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP). Entre os anos de 2023 e 2024, o Estado conseguiu uma significativa redução no número de homicídios, com uma queda de 34,1% no total de homicídios, passando de 334 casos em 2023 para 220 em 2024. No ano passado, a taxa de homicídios foi de 13,95 por 100 mil habitantes, superando a meta estabelecida pelo PNSP, que prevê uma taxa de 16 homicídios por 100 mil habitantes até 2030.
“A redução significativa nos índices de homicídios e outros crimes violentos é resultado de um trabalho estratégico e integrado, que envolve tanto a atuação da Polícia Civil que focou suas investigações no combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas. Estamos comprometidos em garantir mais segurança à população do Tocantins e cumprir as metas de redução de violência, superando expectativas e proporcionando um futuro mais tranquilo para a comunidade”, destaca o superintendente de Inteligência e Estratégia, Emerson Francisco Moura.
Os avanços positivos no Tocantins são resultado da atuação da Polícia Civil, que tem liderado ações integradas com outras forças de segurança. Além disso, a implementação de investimentos em tecnologia, treinamento contínuo das equipes e programas sociais focados na prevenção da violência têm sido essenciais.
“O Estado do Tocantins têm demonstrado que, com planejamento estratégico e ações coordenadas, é possível alcançar não apenas a redução de crimes, mas também a antecipação das metas estabelecidas em âmbito nacional, proporcionando um ambiente mais seguro para todos os cidadãos tocantinenses”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.