Ícone do site Pauta Notícias

Confusão em Centro Socioeducativo deixa feridos: Associação cobra melhores condições de trabalho para agentes de segurança socioeducativos

Agente de segurança ficou ferido durante briga em CASE. Foto: Pauta Notícias

A confusão entre internos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas – CASE, nesta quarta-feira (8), deixou dois feridos, um adolescente e um agente de segurança socioeducativo. De acordo com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a briga envolveu oito adolescentes e ocorreu durante uma atividade esportiva, mas foi rapidamente controlada pelos agentes de segurança.

Diante desse incidente, o presidente da Associação dos Servidores Efetivos do Sistema Socioeducativo do Tocantins (Assoeto), Marcos Antonio da Silva Junior, ressaltou a necessidade de uma estrutura melhor para o trabalho dos agentes de segurança e de todos nas Unidades Socioeducativas do Estado. Ele afirmou que é preciso investir em treinamento e equipamentos de segurança adequados para garantir a integridade física dos adolescentes e dos agentes que trabalham nas unidades.

Nós cobramos a regulamentação dos EPI´s que já estão na Superintendência, para que sejam entregues e usados em todas as Unidades Socioeducativas do Estado. Essa é nossa reivindicação, pois enquanto servidores públicos na atividade fim de segurança socioeducativa não podemos ficar a mercê, correndo risco de morte dentro das unidades. É relevante e urgente a regulamentação e entrega dos EPI´s para que em situações de crise possa ser feito o efetivo gerenciamento e as contenções corretas, assim como é feito em outros Estados”, disse Marcos ao Pauta Notícias.

O Case e demais Unidades Socioeducativas do Estado são responsáveis por abrigar adolescentes em conflito com a Lei enquanto cumprem medidas socioeducativas determinadas pela Justiça. A nota emitida pela Seciju informou que os feridos foram encaminhados para cuidados médicos na Unidade de Pronto Atendimento da Região Sul, e não correm risco de morte.

Sair da versão mobile