Medalhistas de atividades do momento de integração, nesta quinta, 27

O corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, manifestou reconhecimento à relevância do 1º Encontro de Corregedorias do Estado do Tocantins (1º Eceto), nessa quarta-feira, 26.

“Quando o Governo do Tocantins promove uma iniciativa como essa, está pensando em melhoria do serviço público, trazendo para a corregedoria modificações que dão efetividade e asseguram o bom funcionamento da administração pública”, destacou, durante sua participação no encerramento da programação virtual do evento.

Gilberto Waller Júnior falou aos presentes no encerramento das atividades virtuais

Palestra

Ainda na programação desta quarta-feira, o professor e analista técnico jurídico do Governo do Tocantins, Sinvaldo Conceição Neves, trouxe uma reflexão sobre a observância das garantias constitucionais no curso do processo administrativo disciplinar, o PAD. 

Tatiane Dias Medeiros com o palestrante Sinvaldo Conceição Neves

Em sua palestra, Neves explicou o princípio da paridade de armas nos processos dessa natureza. “O mencionado princípio decorre da isonomia entre as partes envolvidas na relação processual. Isso impõe ao Estado o dever de assegurar à defesa e à acusação a igualdade de oportunidades na construção de suas teses, assegurando as garantias constitucionais de forma clara”, pontuou.

Apresentação

Após a palestra, aconteceu a apresentação do e-PAD, um sistema criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que organiza as informações dos procedimentos administrativos correcionais e gera peças necessárias para a condução dos procedimentos disciplinares.

O corregedor-geral do Estado com técnicos da CGU, que apresentaram o sistema e-PAD 

O especialista técnico na Coordenação de Modernização da Corregedoria-Geral da União, Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, apresentou uma visão geral da ferramenta e a jornada do usuário ao utilizar o sistema.

“A sistematização das informações promovida pelo e-PAD traz vantagens como melhoria no cumprimento de prazos processuais; apoio às comissões; criação de uma linguagem comum no âmbito do direito administrativo sancionador; e redução de custos. Tudo isso permite que os processos disciplinares sejam mais céleres, efetivos e seguros, contribuindo com o aprimoramento das atividades correcionais”, salientou.

Também contribuiu com a apresentação, o auditor federal de Finanças e Controle do órgão da União, Marcelo Paluma Ambrozio.

Evento

As atividades deste dia contaram com a participação do corregedor-geral do Estado, Luciano Alves Ribeiro Filho. A apresentação do evento foi realizada pela diretora de Responsabilização de Entes Privados, Tatiane Dias Medeiros. 

As transmissões aconteceram por meio do canal da CGE Tocantins no Youtube – https://bit.ly/3laixta – e continuam disponíveis para visualização. 

O 1º Eceto foi organizado pela Corregedoria-Geral do Estado, unidade administrativa da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), e encerrou na manhã desta quinta-feira, 27, com a realização de atividades presenciais na Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto). 

Parcerias

São parceiras do evento a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), por meio da Escola de Gestão Fazendária (Egefaz); a Secretaria da Administração (Secad), por meio da Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet); a Secretaria da Comunicação (Secom); a Adpeto e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), através do Projeto Calma Mente.