Capacitação foi realizada de 9 a 14 de setembro e reuniu cerca de 40 profissionais
Larissa Mendes / Governo do Tocantins
O curso de “Piloto policial do sistema de aeronave remotamente pilotada – Drone”, ministrado ao longo da semana, marcou um importante avanço na capacitação das forças de segurança do Tocantins. O treinamento é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e pela Força Nacional, em colaboração com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/TO), por meio da Escola Superior de Polícia (Espol).
A iniciativa reuniu aproximadamente 40 profissionais das Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, incluindo três policiais vindos de Recife (PE) e São Luís (MA).
O delegado Anderson Casé, subdiretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP) e um dos alunos do curso, destacou o impacto positivo do treinamento. “O curso é extremamente relevante para as forças de segurança do Tocantins. Ele promove a integração entre as equipes e aprimora o uso de drones, uma ferramenta crucial para nossas funções”, pontuou.
Wendel de Oliveira Brazão, instrutor do curso e policial civil do Distrito Federal, explicou que o objetivo é capacitar os policiais para o uso efetivo dos drones. “Ao longo do curso ensinamos técnicas de busca e salvamento, cumprimento de medidas judiciais, e muitas outras técnicas. O foco é garantir que os policiais utilizem o equipamento de maneira precisa e eficaz, explorando todo o potencial das câmeras termais e outras funcionalidades avançadas dos drones”, explicou.
Adilson Petrova, Capitão da Polícia Militar da Paraíba e um dos instrutores do curso, ressaltou a importância de compartilhar experiências operacionais e normativas. “Nosso intuito é transmitir aos participantes as melhores práticas e conhecimentos sobre o uso das aeronaves não tripuladas, integrando técnicas operacionais e táticas”.
O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, elogiou a ação conjunta entre as forças policiais e a troca de conhecimentos com profissionais de outros estados. “Essa colaboração enriquece nossas operações e acelera a evolução das nossas forças de segurança com o uso dessa tecnologia avançada. O curso está fornecendo um treinamento especializado e preparando as forças de segurança para enfrentar desafios com maior eficiência e precisão”, finalizou.