O país enfrenta a maior seca desde 1950

 

Gisele Bedin/Governo do Tocantins

 

A Defesa Civil Estadual promoveu reunião técnica virtual com representantes das Defesas Civis Municipais nesta segunda-feira, 09, com o objetivo de orientar sobre possíveis decretações e ações a serem tomadas durante o período de estiagem no Estado, visto que o País enfrenta sua maior seca dos últimos anos.

 

O Governo do Tocantins tem adotado uma série de medidas para fortalecer o combate aos incêndios, como o decreto de situação de emergência no estado, pelo prazo de 180 dias, e a contratação de novos brigadistas.

 

O superintendente da Defesa Civil Estadual, coronel Erisvaldo Alves, ressaltou a importância da colaboração dos municípios no recrutamento de brigadistas, incentivando aqueles que possuem o curso e estão desempregados a procurarem o quartel do Bombeiro Militar mais próximo.

 

“Com relação à contratação de mais brigadistas que o governador Wanderlei Barbosa anunciou, fizemos um pedido de apoio aos coordenadores de Defesa Civil do Município, no chamamento, caso conheçam pessoas que tenham o curso e estejam desempregados, para que procurem um quartel do Bombeiro Militar mais próximo. O CBMTO fez um chamamento público, buscando pessoas que estejam no cadastro reserva da seleção de brigadistas voluntários deste ano, e também vai aceitar aqueles que têm o curso de brigadista municipal dos últimos três anos”, explicou o  coronel Erisvaldo Alves.

Além disso, durante a reunião, foi discutido o decreto de Situação de Emergência do Estado e como os municípios podem se enquadrar nesse reconhecimento. O Estado se colocou à disposição para prestar apoio técnico aos municípios nesse processo, orientando como eles podem decretar situação de emergência, se necessário, através do cadastramento no sistema S2D do Governo Federal.