Em discurso na Tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nessa terça-feira, 15, o Deputado Federal do PL Tocantins Eli Borges, defendeu a anistia da dívida do Rio Grande do Sul (RS) com a União, estimada em aproximadamente R$ 100 bilhões. O parlamentar argumentou que essa medida permitiria a realocação desses recursos para a reconstrução do estado, e para o amparo das vítimas da tragédia.
“Em meio à catástrofe que assola o Rio Grande do Sul, meu coração se solidariza com o povo gaúcho. Acredito que a anistia total é a melhor medida para auxiliar na reconstrução do estado. A comunidade, além do governo, foi severamente impactada pela tragédia, comprometendo a produção e a economia local. Os cidadãos, impossibilitados de produzir e pagar impostos, precisam de medidas de amparo. A anistia total permitirá que eles se reergam e contribuam para a retomada da economia local”, propôs Eli Borges.
O Deputado Federal também destacou que é fundamental que o Brasil se prepare para lidar com situações similares à do Rio Grande do Sul no futuro. “Por isso, proponho a criação de regras claras no ordenamento jurídico brasileiro para garantir o amparo necessário às vítimas de tais tragédias”, afirmou.
Saiba Mais
Além de defender a anistia da dívida, o deputado Eli Borges tomou medidas concretas para auxiliar o Rio Grande do Sul neste momento de dificuldade. Ele destinou R$ 1 milhão de suas emendas impositivas para o estado, servindo como exemplo para que outros parlamentares também contribuam com recursos.