Para enfrentar a situação de fome do Estado, em especial melhorar as condições das mais de 370 mil pessoas em extrema pobreza (23% da população), o candidato a governador Ronaldo Dimas (PL-MDB-Podemos) anunciou, nesta quarta-feira, 24 de agosto, que o Auxílio Tocantins terá o valor de R$ 300 por beneficiário.
Conforme Dimas, a pobreza nunca foi encarada de frente pelo governo do Estado, que faz de conta que ela não existe. Dimas assegurou que isso vai mudar na sua gestão, com a criação de uma rede de proteção social para socorrer quem mais precisa no momento. Essa política, no entanto, será feita conjuntamente com as ações para desenvolvimento do Estado, que vão gerar emprego e renda.
O programa contemplará a renda das pessoas assistidas pelo Auxílio Brasil e servirá como uma medida efetiva de combate à miséria no Estado. O benefício será entregue em um cartão de débito e permitirá a compra de alimentos e remédios.
“Hoje, os alimentos e remédios consomem a totalidade da pouca renda dessas pessoas. O poder público tem que fazer a sua parte”, frisou Dimas.
Outra vantagem do programa é que o dinheiro será gasto no comércio local, fomentando a economia da cidade. Hoje, o governo tem como política a distribuição de cestas básicas, que além de criar um constrangimento para quem enfrenta filas em busca da comida, ainda gera despesas pesadas de logística e distribuição. Para completar, o governo está em investigação por esquema de superfaturamento desses mantimentos.