O encontro ocorreu no final da manhã de quarta-feira, 8, no gabinete do Comando Geral

O presidente da UNIMIL-TO, Sgt. João Victor Moreira, o diretor de Marketing, Convênios e Serviços, CBBM Bruno Teixeira e o Diretor dos reformados, inativos e pensionistas, TENBM Miguel, se encontraram com o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, Cel. Peterson Ornelas.

Também estiveram presentes o presidente da APRA-TO, ST Claylson Xavier, alguns membros de sua Diretoria e o deputado Estadual Sgt. Júnior Brasão. O encontro ocorreu no final da manhã de quarta-feira, 8, no gabinete do comando, no Quartel do Comando Geral dos Bombeiros, em Palmas.

O presidente da UNIMIL-TO deu as boas-vindas ao novo Comandante-geral desejando sucesso, já que agora assume a principal posição na Instituição. “Continuamos confiando em sua capacidade e potencial para liderar os bombeiros”, disse o Presidente João Victor.

Durante a reunião, discutiu-se a revisão do QOD – Quadro de Organização e Distribuição do Efetivo dos Bombeiros. Na última revisão, foram feitos ajustes nas vagas de postos e graduações, exceto a de subtenente, que não sofreu alterações, bem como em algumas graduações. Essa pauta foi enfatizada pelas entidades presentes e suas diretorias.

As associações também expressaram suas preocupações sobre o TAF (Teste de Aptidão Física) e solicitaram ao Cel. Ornelas que não fosse aplicado o teste atual, mas o último Teste de Aptidão Física. Em resposta, o comandante informou que está formando uma comissão para discutir essa questão.

Outra pauta levantada pelo TEN Miguel, Diretor da UNIMIL-TO, foi a questão do apoio do atual comando do CBMTO quanto a publicação da letra J dos militares reformados, pensionistas e das mulheres militares conforme enviado pelas instituições para publicação em diário oficial e a questão das pensões temporárias que precisa ser resolvido.

Outro tópico discutido foi a abertura de uma nova turma do CAS – Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, para os atuais primeiros sargentos que ainda não concluíram o curso e não estão matriculados no curso em andamento no CBMTO, bem com a questão do CAP para os cabos BM. O novo comandante informou que avaliará essas demandas com cuidado, pois depende de recursos financeiros.

A Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS) também foi discutida, incluindo a proibição de troca de serviço e outras questões. O Cel. Ornelas explicou que analisará o contexto e responderá às associações.

Quanto ao concurso para Soldado, o Comando explicou que tentará convocar os 13 excedentes do concurso anterior para que eles possam fazer o Curso de Formação junto com os aprovados no concurso recentemente homologado pelo governador.

O Comandante Geral, Cel. Ornelas, destacou que seu comando se concentrará em cursos de carreira para os militares, modernizando a instituição de bombeiros militares e buscando o equilíbrio entre a motivação do bem maior da instituição, ou seja, os bombeiros militares, e, consequentemente, fornecendo um serviço de excelência à sociedade tocantinense.

 

UNIMIL-TO – UNIÃO DOS MILITARES DO TOCANTINS.

Tags