Falando para uma plateia com cerca de 600 pessoas na noite desta quarta-feira, dia 11, o candidato a prefeito de Palmas da coligação “Um Novo Tempo! Valorizando a Honestidade, a Família, Governando com Deus e o Povo”, Eli Borges (SD) reafirmou um dos seus principais compromissos de campanha: vai abrir concorrência no transporte público de Palmas, a partir de 2022 que é quando vence a concessão dada a empresa Expresso Miracema. Eli Borges estava acompanhado da esposa Maria e do candidato a vice-prefeito, Joseph Madeira (PTB).
“Sabe por que vence em 2022?”, questionou. “É porque quando votaram estendendo a concessão, havia na Câmara Municipal um vereador chamado Eli Borges que não aceitou a prorrogação do prazo por 40 anos, porque a proposta era estender até 2042”, lembrou Eli Borges. “Eu não aceitei, peitei de frente, reduzimos 20 anos, eu queria que reduzisse mais, mas chegou um momento que fui voto vencido”, lamentou. “Ficou para vencer em 2022, bem no tempo que serei prefeito de Palmas e vou abrir concorrência para melhorar nosso transporte público”, declarou, sendo muito aplaudido pela multidão.
Saiba Mais
*Contrato*
Desde que Palmas foi criada nunca houve licitação no transporte público. O que existe é um contrato baseado na Lei Municipal n° 914/00. A primeira concessão foi dada à empresa Expresso Miracema em 1992 por um período de 10 anos. Em 2002, houve prorrogação do prazo por mais 20 anos.
*Coragem*
Eli Borges afirmou que como prefeito da Capital terá ter pulso firme e coragem para enfrentar um problema como esse do transporte coletivo. “Palmas, é a única capital do Brasil onde uma única empresa faz transporte público, nós vamos abrir licitação”, afirmou.
Segundo estima, a concorrência vai derrubar o preço da tarifa e favorecer a melhoria do serviço prestado. “Vamos reduzir o preço da tarifa, é um absurdo o trabalhador que ganha um salário mínimo gastar em torno de R$ 330,00 com transporte público”, lamentou.
“Teremos a firmeza necessária para enfrentar esse problema como teremos a mesma firmeza para enfrentar a BRK Ambiental. São setores que têm concessão da Prefeitura, mas que os gestores que passaram não tiveram uma postura firme de gestão e Eli Borges que sempre teve coragem, terá a firmeza para enfrentar”, garantiu.
*BRK*
Também na mira da futura gestão de Eli Borges, a BRK Ambiental terá que se adequar. “Está errado esse esgoto no residencial Bertaville com os moradores convivendo com o mau cheiro, precisa ter coragem pra enfrentar isso e vou enfrentar a BRK de frente”, assegurou.
“A BRK vai ter que se enquadrar e baixar a taxa de esgoto”, declarou. A proposta de Eli Borges é que a taxa de esgoto caia de 80% para 40%.
—
ASCOM DO CANDIDATO A PREFEITO DE PALMAS, ELI BORGES 77
VICE-PREFEITO, JOSEPH MADEIRA