Delegação do Tocantins é formada por representantes da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude e 15 delegados eleitos na Conferência Estadual
Taianne Moreira / Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, participa em Brasília/DF, da 4ª Conferência Nacional de Juventude. O evento é uma realização do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Juventude e Secretaria-Geral da Presidência da Republica e do Conselho Nacional da Juventude, e segue até o próximo domingo,17, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação reúne gestores estaduais, representantes dos movimentos sociais e da sociedade civil, além dos delegados eleitos nas Conferências Estaduais.
O secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, reforçou a importância do evento. “Estamos aqui na Conferência Nacional de Juventude com muita força e contribuições de várias pessoas do Tocantins para fazer com que dê certo as políticas de juventude brasileira”, disse.
O assessor de Politicas Públicas de Juventude da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, João Vitor Brasil, destaca o papel da delegação do Tocantins na formulação das políticas públicas de juventude durante a Conferência Nacional. “Esse é um importante espaço de participação social. Nossa delegação participa dos debates e de todos os espaços para que assim possamos mudar a realidade dos nossos jovens do Tocantins”, explicou.
Emerson Bezerra, de Arapoema, é um dos representantes do Tocantins no evento, que tem como objetivos, propor iniciativas e novos caminhos para a juventude brasileira. “Depois das regionais e da fase Estadual, graças a Secretaria dos Esportes e Juventude do Tocantins, estamos aqui fazendo acontecer as politicas públicas de juventude para trazer melhorias para o nosso Tocantins e para o Brasil”, reforçou.
Sobre a Conferência
Com o tema, “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, o evento conta com a participação de 1.300 delegados nacionais eleitos nas etapas estaduais. Ao todo, mais de 250 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos, participaram desses processos.
Nas eleições dos delegados nas etapas municipais e estaduais, observou-se os critérios de paridade de gênero, proporção étnico-racial e diversidade regional. As propostas mais relevantes, por eixo temático, serão incluídas para deliberação e votação durante a etapa nacional.
Durante a programação, acontecem atividades culturais, exposições e plenárias para discutir os eixos do Estatuto da Juventude, que completou 10 anos de criação em 2023, além de outras temáticas que norteiam os jovens brasileiros. A Conferência Nacional é a última etapa do processo de organização de Conferências municipais, regionais, livres, territoriais e digitais.