Gisele Burjack/Governo do Tocantins
Na manhã desta quinta-feira, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel QOPM Júlio Manoel da Silva Neto, reuniu com presidentes das Associações Militares do Tocantins para apresentar as propostas de alterações das leis 2.575 e 2.578 da PMTO, que dispõem sobre o Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins.
De acordo com o comandante-geral da PM, esse é um avanço para a instituição, dada a importância das mudanças que projetam melhorias aos militares. “É um grande avanço da Polícia Militar poder se reunir com as associações para debater assuntos que incidem diretamente na tropa. O que se busca é estabelecer regras que modernizem as normas da instituição, porém com justiça e equidade. Ter a participação das associações nestas decisões é fundamental”, declarou o coronel Silva Neto, durante a reunião.
O presidente da Associação dos Militares da Reserva – ASMIR, capitão Raimundo Sulino, aprovou a iniciativa do comandante-geral em reunir os representantes dos militares: “com relação à reunião hoje com o comandante, eu acho importante, pois vai haver mudanças que vão mexer com a vida dos militares”.
O capitão Sulino pontuou ainda que a reunião foi uma abertura para que os representantes pudessem opinar sobre os mecanismos, “para que no futuro não venham ser aplicados em excesso a alguns. Achei muito positivo pois podemos fazer aí o equílibrio para ser mais justos”, disse Sulino.
Reivindicações
Os representantes aproveitaram a ocasião para reforçar as demandas apresentadas ao comando, sendo que a principal é no tocante às promoções que são previstas para ocorrer anualmente no dia 21 de Abril.