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Eventos simultâneos encerram 6ª Semana de Educação Financeira no Tocantins

Workshop promovido pela AEF orientou os estudantes sobre a captação de recursos

 

Referência nacional com o Programa de Educação Financeira, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza nesta sexta-feira, 24, o encerramento da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira. A programação conta com uma extensa agenda de eventos envolvendo estudantes e educadores, na capital e nas escolas de todo o Tocantins.

Na abertura do Seminário em Palmas, o secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes, destacou a importância de a temática ser trabalhada pelas unidades de ensino de forma transversal. “As nossas escolas são orientadas a inserir a educação financeira no currículo levando em conta a interdisciplinaridade do assunto. Precisamos refletir permanentemente sobre a importância de se desenvolver esse trabalho contínuo com os estudantes a fim de colaborar para a formação dessa consciência de consumo e para uma vida financeira saudável”, disse.

O Tocantins desenvolve o programa desde 2010 e vem alcançando notoriedade pela execução das ações desde então. Só neste ano, mais de 400 iniciativas das escolas tocantinenses foram registradas na Semana da Educação Financeira.

“Hoje todas as escolas da rede estadual desenvolvem o programa de Educação Financeira. O Estado é o único que oferece material didático às escolas, além de promover a formação dos professores anualmente. Nossas experiências têm sido modelo para a implantação em outras unidades da federação”, explica a Embaixadora do Programa de Educação Financeira do Tocantins, Alessandra Camargo.

Pelo desempenho das ações no Estado, em 2018, a Associação de Educação Financeira no Brasil, indicou o Tocantins para sediar a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira. No mesmo ano, o mapeamento das iniciativas das escolas rendeu mais de 300 atividades registradas. Pela primeira vez, 20 escolas tocantinenses foram premiadas com o Selo Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) colocando a Seduc no topo do ranking nacional.

O estudante do Colégio São José, Lucas Gabriel Batista Brito, acredita que a educação financeira é imprescindível para a formação dos estudantes. “Acho muito importante que a escola nos ajude a lidar com o dinheiro desde cedo para que nós possamos ser consumidores conscientes e ter um sucesso financeiro”, relatou.

Workshop para estudantes

Simultaneamente ao seminário, acontece também em Palmas, o Workshop Captação de Recursos para projetos educacionais e sociais, com Thiago Godoy da AEF Brasil. Alunos de cinco unidades escolares da capital estão participando do curso que visa orientar os presidentes das agremiações estudantis a buscarem recursos para o desenvolvimento de suas iniciativas.

“Estamos trazendo uma metodologia que provoca a reflexão sobre os critérios utilizados para construir a objetividade dos projetos dos alunos. Trabalhamos desde as formas de abordagem até o fechamento de uma parceria, de como eles podem convencer os investidores de forma efetiva”, explicou Thiago.

Consumo consciente nas escolas

Na oportunidade, o diretor de Políticas Públicas para a Juventude da Seduc, Guilherme Lucas Barbosa, apresentou aos estudantes o projeto Consumo Consciente nas Escolas que visa reduzir o consumo de água e energia nas unidades escolares do Tocantins.

“Estamos fazendo um levantamento que já aponta um desperdício de água e energia nas escolas. A proposta é que os grêmios desenvolvam ações que culminem na melhor utilização dos recursos investidos nas escolas e também dos recursos naturais. Ao longo do ano, os alunos das escolas que alcançarem os melhores índices de redução nestes quesitos serão premiados com viagens, cursos e outros benefícios”, explanou Guilherme.

Para a presidente do grêmio do Colégio Estadual Duque de Caxias, Maria Eduarda Freitas, o workshop e o projeto de consumo consciente serão importantes para as atividades desenvolvidas na escola. “Achei muito importantes todas essas ideias. Com certeza utilizaremos esse conhecimento para melhorar o que já fazemos como a irrigação da nossa hora escolar”, avaliou.

 

Palestras e mesas redondas também abordaram a educação financeira 

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