Preocupado com o acúmulo de entulhos, galhadas e matos na quadra 1306 sul, o vereador Moisemar Marinho (PDT), apresentou requerimento na Câmara de Palmas, solicitando que a Prefeitura realize a limpeza geral da quadra, além do serviços de roçagem e manutenção.

De acordo com o vereador, a solicitação partiu também dos moradores da quadra, que estão preocupados com os prejuízos que podem ter com esse acúmulo de lixo. “Além de manter a limpeza da cidade, o serviço de roçagem é uma demanda necessária, tanto para a saúde como para a segurança da população, pois evita situações de assaltos, bem como aglomeração de animais peçonhentos e prejudiciais à saúde humana”, explica Moisemar.

Além disso, Moisemar ressalta a importância de combate aos mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya, e principalmente do calazar, pois só em 2020, Palmas já registrou mais de 10 casos da doença em humanos. “O acúmulo de folhas, restos de frutas ou fezes de animais, são locais propícios para que o mosquito palha, transmissor da leishmaniose, se desenvolva”, destaca Moisemar.

Palmas é considerada área endêmica e de transmissão intensa pelo alto coeficiente de incidência em humanos. Conforme informações da Prefeitura em 2019, 22 pessoas tiveram a doença e 3.423 animais testaram positivo. Já em 2018 foram 34 casos em humanos.