O evento é realizado pela Polícia Militar do Tocantins e teve como objetivo promover ambiente acolhedor para os profissionais da área.

 

A Fundação Pró-Tocantins apoiou o 1º Encontro de Assistentes Sociais da Polícia Militar do Tocantins, evento que aconteceu dia 14 de maio, promovido pela Polícia Militar do Tocantins em celebração ao Dia do Assistente Social, que é celebrado no dia de hoje, 15 de maio. Em um ambiente acolhedor e de partilha esses profissionais falaram sobre suas experiências e importantes temáticas, além de discutirem estratégias para fortalecer o suporte social nas instituições militares.

Durante a roda de conversa, assistentes sociais destacaram como essencial para o trabalho a escuta ativa e a orientação para o acesso dos direitos. Outro ponto alto do Encontro foi o destaque para a importância da promoção da saúde mental e a assistência a famílias em situações de vulnerabilidade.

Após a roda de conversa, que se encerrou ao meio dia, os profissionais retornaram a programação ás 14h, no Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (CRESS-TO). Em seguida realizaram uma visita a Fundação Pró-Tocantins, ocasião em que foram recebidos pelo Coronel PM R/R Luiz Cláudio Benício, diretor-presidente da entidade, que apresentou as instalações para todos.

O Coronel Benício reafirmou o compromisso da Fundação com o bem-estar dos militares, e falou sobre a importância dos profissionais de assistência social. “Bom, nós temos a total confiança no trabalho que as assistentes sociais fazem, porque são elas são a ligação entre a Fundação Pró-Tocantins, o comando das corporações, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, diante dos familiares e dos policiais nas horas que mais precisam. São as primeiras pessoas que chegam para aquele conforto inicial. Por isso, da parte da Fundação, nós procuramos valorizar imensamente esse trabalho por entender que é importantíssimo e isso faz com que a Fundação possa ser melhor vista diante dos nossos beneficiários”, disse ele.

Para a Tenente-Coronel Rita, a parceria com a Fundação proporciona facilidades na atuação do trabalho como assistente social. “A facilidade é uma das coisas que possibilitam a nossa atuação profissional, essa parceria com a fundação e essa disponibilidade hoje, a liberdade de chegar, de conversar diretamente. Então assim, hoje eu percebo essa relação institucional, como um dos primeiros facilitadores do nosso trabalho, essa parceria com a Fundação e a disponibilidade da presidência da fundação em atender indistintamente aos militares que estão no interior do estado, porque não é fácil essa acessibilidade sem esse nível de sintonia”, disse ela.

O evento se encerrou na Fundação Pró-Tocantins com um coffee Break para os assistentes sociais.

Por Amanda Dias