Ícone do site Pauta Notícias

Governador reúne esta semana em Araguaína, lideranças do Norte do Estado para consulta pública do Plano Plurianual

Representantes dos 15 municípios da região Norte do Tocantins vão se reunir na próxima terça-feira, 18, em Araguaína, norte do Estado, para definir as ações que irão fazer parte do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, que tem como tema O Tocantins que desejamos. A consulta pública será realizada, das 8 às 18 horas, na Escola Estadual José Alves de Assis, Rua José de Brito Soares, 426, setor Anhanguera.

 

 

Coordenada pela secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), as consultas públicas contam com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público. Por meio dessas consultas, o Governo ouve a população a respeito das prioridades de cada município, ou seja, são meios democráticos para a construção conjunta de políticas públicas entre sociedade e governo.

A programação inclui o debate de seis eixos considerados essenciais ao desenvolvimento socioeconômico do Estado do Tocantins. São eles: Saúde; Segurança, Assistência Social e Direitos Humanos; Gestão Pública, Participação Social e Diálogo Federativo; Estrutura Produtiva e Sustentabilidade Ambiental; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; e Infraestrutura, Desenvolvimento Regional e Redes de Cidades.

Participarão dos debates os municípios de: Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia, Xambioá.

PPA

O PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

Previsto na Constituição, estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de duração continuada para o desenvolvimento do estado.O documento a ser elaborado com o resultado das consultas públicas, será para execução no período de 2020 a 2023.

Sair da versão mobile