O resultado da pesquisa Vetor/Fieto divulgada nesta quinta-feira, 15, reafirma que o Governador e candidato à reeleição Wanderlei Barbosa (Republicanos) vai vencer as eleições já no 1º turno, com 59% dos votos válidos. O levantamento da Federação é tradição no Estado e tem credibilidade junto ao eleitor, já que possui grande índice de acerto em pleitos anteriores.
A vantagem de Wanderlei sobre o segundo colocado, Ronaldo Dimas, foi ampliada de 36%, do levantamento divulgado no dia 1º de agosto, para 40% na atual pesquisa. No quesito rejeição, lideram o ranking os candidatos Irajá Abreu e Paulo Mourão, com 15% cada um.
A possibilidade da eleição ser resolvida ainda primeiro turno foi reafirmada também pelo índice de entrevistados que falaram que não vão mais mudar de voto para governador, que alcançou 69%. “Esse resultado mostra que a população está cansada de promessas vazias e de ataques. As pessoas esperam votar em um candidato propositivo, que esteja preocupado em continuar cuidando de forma eficiente do Estado e com carinho delas. A pesquisa reflete o apoio popular e político que temos recebido diariamente. Peço novamente aos nossos apoiadores que continuem com o pé no chão e trabalhando para firmes ampliarmos ainda mais esse resultado”, afirmou Wanderlei.
Avaliação do Governo Wanderlei
A Avaliação positiva (ótimo e bom) da Gestão do Governador Wanderlei também oscilou para cima, passando de 46% na pesquisa anterior, para 47% no levantamento atual. Já o índice de regular, que era de 40%, caiu para 38%.
Alerta para Fake News
Recortes falsos da pesquisa estão divulgados em grupos de Whatsapp, com resultados distorcidos da pesquisa. O eleitor deve ficar atento quanto aos números, que estão disponíveis de forma oficial no site da Fieto: www.fieto.com.br.
*Dados da Pesquisa*
A pesquisa foi realizada pela Vetor Pesquisas sob contratação da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) entre os dias 10 a 14 de setembro, com margem de erro de 3% para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. Foram ouvidos 1020 eleitores, conforme amostragem registradas no TSE sob o número BR 01439/2022 e no TRE-TO sob o número TO-03127/2022 e liberadas para divulgação nesta quinta-feira. Os dados da pesquisa anterior foram registrados no TSE sob o número BR-09954/2022 e no TRE-TO sob o número TO-04812/2022.–