O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na manhã desta quarta-feira, 14, da Solenidade alusiva aos 30 anos do CBMTO e Formatura dos alunos do Curso de Formação de Praça (CFP), e na oportunidade falou mais uma vez em acabar com a figura de soldado de segunda classe, a partir de janeiro de 2023; uma graduação criada recentemente na gestão do ex-governador Mauro Carlesse.
“Não vamos aceitar mais uma função para dificultar a vida dos militares. É isso que queremos para os nossos militares e para os nossos servidores públicos”, disse.
Após se tornar Soldado 2ª Classe, o militar deverá permanecer 36 (trinta e seis) meses nessa graduação, para fazer jus à graduação de Soldado 1ª Classe.
Assista:
Saiba Mais
Novo Concurso público
Após um ano da realização do concurso público do Corpo de Bombeiros, o Governo do Tocantins anunciou a realização de mais um concurso público para a área. Serão 100 vagas para Alunos-Praças e 10 vagas para o cargo de Cadete. O edital deve ser publicado na quinta-feira, 15, no Diário Oficial do Estado. A seleção ocorrerá em cinco etapas, sendo prova objetiva e discursiva, prova de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação de saúde e investigação social e da vida pregressa.
As inscrições para o novo concurso devem iniciar no dia 21 dezembro e se estender até janeiro de 2023. As provas serão aplicadas também no ano que vem pela banca de avaliação Cebraspe. “Queremos cobrir todo o território e, para isso, precisamos levar a infraestrutura para o Corpo de Bombeiros e mais ainda os profissionais para tal função. Esse concurso será ainda melhor, teremos mais soldados com formação, não só de aluno-praça, mas também com um curso superior. Vamos ter o concurso para oficial também, o que me alegra muito, pois sabemos o quanto o nosso estado ganha, esse concurso é uma realidade”, explicou Wanderlei Barbosa.