O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou nesta segunda-feira, 07, o Decreto nº 6.265 que cria mais 03 novas Unidades Policiais Militares no Estado. Foi criado na estrutura da Polícia Militar do Tocantins, o 13º Batalhão da PM com sede administrativa em Taquaruçu (13º BPM); 8ª Companhia Independente (8ª CIPM), com sede administrativa em Palmeirópolis; e a 9ª Companhia Independente (9ª CIPM) com sede administrativa em Goiatins.

Em decreto anterior, publicado em 19 de janeiro, o Governo do Tocantins, já havia anunciado a instalação de novos batalhões em Arraias (10º BPM), Dianópolis (11º BPM), e Taguatinga (12º BPM), além das Companhias Independentes em Luzimangues (1ª CIPM), Xambioá (2ª CIPM) e Alvorada (7ª CIPM).

De acordo com o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, é de fundamental importância à instalação de novas unidades para a efetividade do serviço de policiamento ostensivo e preventivo que é a premissa da Polícia Militar do Tocantins.

“Um dos principais objetivos do Governo do Estado e da Polícia Militar é proporcionar a sessão de segurança à sociedade, descentralizando a gestão e aproximando cada vez mais a Polícia Militar da comunidade local, considerando um dos eixos do Programa “TO Mais Seguro”, que é o policiamento de proximidade”. Destacou o Coronel Márcio Antônio Barbosa.

Com a instalação das novas Unidades, a PMTO se adequa a uma nova realidade administrativa e operacional da própria organização militar, em atendimento às demandas de segurança pública exigida pela sociedade. Essa nova reestruturação objetiva reduzir os índices de criminalidade nessas respectivas áreas, bem como aperfeiçoar o emprego da Polícia Militar em todos os 139 municípios do Estado.