Com o apoio do Estado, as estruturas montadas às margens de rios e lagos tocantinenses têm atraído, durante todo o mês de julho, turistas de todo o país

 

Ivan Trindade/Governo do Tocantins

Uma ótima opção para este final de semana, para quem está curtindo a temporada de praia no Tocantins, são as praias de Formoso do Araguaia e de Lagoa da Confusão. Com o apoio do Governo do Tocantins, as estruturas montadas às margens de rios e lagos tocantinenses têm atraído, durante todo o mês de julho, turistas de todo o país, principalmente levando em conta o reforço na segurança, por meio da atuação conjunta da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e demais forças de segurança. 

Mais de 40 municípios foram contemplados com recursos, por meio de um aporte de R$ 35 milhões, garantidos pelo Governo do Tocantins para melhorias nas infraestruturas das praias. “Estamos entrando agora na reta final da temporada de praia do Tocantins. Foram investimentos focados em garantir o lazer e o conforto para toda a família e, claro, também assegurar a melhoria da economia dos mais variados setores que atuam nessas estruturas”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.

Formoso do Araguaia

A praia Recanto da Ilha, em Formoso do Araguaia, reúne uma estrutura que conta com palco para apresentações culturais, 20 quiosques comerciais, estandes de atendimento de saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Localizada a 50 km do centro da cidade, a praia foi visitada por aproximadamente 30 mil pessoas em 2024, nas semanas anteriores da temporada de praia.

O diretor de desenvolvimento econômico do município, Romeni Alves, ressalta que, com o apoio do Estado, toda a organização da praia, neste ano, ganhou uma atualização que assegurou aos visitantes mais qualidade para curtir. “Temos aqui o fomento do comércio e também o lazer com os cuidados necessários. Equipes de saúde, dos bombeiros e da Polícia Militar nos auxiliaram a realizar, em todas as semanas, o melhor evento possível para todos os banhistas que vieram da nossa cidade e também de municípios vizinhos”, ressaltou o diretor. 

Quem também comemorou o movimento no Recanto da Ilha foi a comerciante Gilsiane Lisboa. Proprietária de uma franquia de sorvetes e picolés, a empresária relata que o movimento foi tão bom que conseguiu até tirar um tempo para também curtir a praia. “Sem dúvida alguma, em 2024 o movimento foi melhor. Vendi tanto nas primeiras semanas, que agora consigo até ter mais folga para curtir os shows com alguns amigos que vão vir visitar”, pontuou.

Apesar do alto fluxo de visitantes, o relatório apresentado pela Polícia Militar do Tocantins demonstrou que, ainda assim, nenhuma prisão em flagrante foi realizada, dada a calmaria em que todos os shows foram realizados. 

Natural do município de Lagoa da Confusão, Fábia Herinaru Javaé, em sua primeira vez na praia de Formoso, afirmou que gostou muito e pretende voltar outras vezes. “Moro até perto aqui da cidade mas, mesmo sendo a minha primeira vez aqui, minha família e eu já pretendemos vir novamente, porque gostamos de toda a estrutura”, destacou.

Além de atrações musicais, a praia é, também, uma ótima opção para a realização de atividades em grupo. A coordenadora do grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Formoso do Araguaia, Liciane Ferreira, conta que, com o suporte otimizado, foi possível levar 54 idosos para a praia, visando assegurar a estes uma vivência com o espaço. Alguns deles, inclusive, foram pela primeira vez à praia. “Nós, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras, proporcionamos esse dia bem divertido para os idosos. Houve atividade física pela manhã, almoço e também muito forró. Então, ficamos contentes que a praia consiga atender todas as ações dos mais variados públicos da cidade”, salientou a coordenadora.

Lagoa da Confusão

Iniciado em 2022, agora em sua 3ª edição, o projeto Lagoa Verão vem ganhando força no cenário turístico do Estado. Realizado na praia da cidade, o evento é hoje um dos mais visitados pelos tocantinenses, em razão das belezas naturais e também pela estrutura garantida aos visitantes. 

O secretário de Turismo do município, Leandro Henrique Alves Gama, reforça que o sucesso do projeto se deve ao auxílio fornecido pelo Governo do do Tocantins. “O governador Wanderlei Barbosa e o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, estão sempre presentes, não só na parte do apoio, mas também nos ajudando a lidar com um evento desse porte e neste ano não foi diferente. O projeto ganhou força e o resultado disso é o volume de visitantes, levando em conta que, somente nas últimas três semanas e, também, neste fim de semana, estimamos que aproximadamente 100 mil pessoas circularam em nossa cidade, movimentando a economia local”, relatou o secretário.

Em um esforço focado em manter a tranquilidade no período de férias, característico da temporada de praia do Tocantins, a Polícia Militar realizou um reforço de 100% no quantitativo de policiais, atuando principalmente nos dias de shows, por meio do emprego de efetivo escalado em serviço extraordinário com o pagamento de Ajuda de Custo Operacional (ACO), recurso disponibilizado para atender a Operação Temporada de Férias

“Podemos dizer que todos os dias foram pacíficos aqui na praia de Lagoa da Confusão. Conseguimos distribuir bem nossas equipes, reforçando o policiamento. Estamos indo para o quarto final de semana de programação, sem nenhuma ocorrência negativa com uso de violência. Tivemos apenas uma desobediência no perímetro da praia, mas tudo foi resolvido de forma tranquila”, destacou o Major Boaz, um dos responsáveis pela operação de segurança da PM na região.

Os ganhos para a cidade com a temporada de praia foram também celebrados pelo comerciante Ilcimar Lopes, que considerou o retorno financeiro melhor neste ano. “Foi muito movimentado e conseguimos trabalhar bastante, levando os melhores produtos e serviços para quem passava por aqui. Com certeza estamos contentes e já esperando mais visitantes neste final de semana”, ressaltou o empresário.

“O movimento foi forte. As famílias vêm, boa parte para curtir mesmo a praia e ficar por aqui, então registramos neste mês um bom número de quartos ocupados em todos os finais de semana, principalmente em comparação com os demais meses do ano”, comentou a  gerente de uma pousada da cidade, Rosângela Soares da Cruz. 

Em sua primeira vez visitando a praia de Lagoa da Confusão, a goiana Dulcileia Oliveira diz estar feliz com o quanto a praia é tranquila. “Toda a estrutura é muito linda e organizada, e a segurança reforçada só nos deixa ainda mais confortáveis para curtir de verdade”, comemorou a visitante. 

A tocantinense natural de Cristalândia, Mercivância Batista, enfatiza que o clima de ambiente familiar da estrutura é o que a faz voltar sempre à praia. “Tudo está muito lindo e bem feito. Já vim outras vezes e sempre volto, porque me sinto segura para estar aqui com amigos e familiares”, finalizou.